FIQUE SABENDO! / Mais de 200 presos já têm saída temporária para 'Dia dos Pais'

Para o próximo domingo (14), em que se comemora o Dia dos Pais, a Justiça baiana já concedeu 204 saídas temporárias para internos do sistema prisional. O direito é assegurado pelo Art. 122 da Lei 7.210/84, Lei de Execuções Penais (LEP). De acordo com o núcleo de comunicação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Nucom/Seap-Ba), além dos mais de 200 pedidos de saídas temporárias já expedidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia, através de cada comarca de regiões do estado, esse número ainda pode aumentar. Segundo a Seap, até sábado (13) mais solicitações de saída temporária do Dia dos Pais podem ser atendidas.
A Seap também informou que no Dia dos Pais do ano passado foram concedidas 450 saídas temporárias para internos da Bahia, sendo que 30 não retornaram na data prevista, que é na segunda-feira após o feriado. O benefício previsto na LEP desde a década de 1980 ainda gera polêmica. O promotor de Justiça Davi Gallo, coordenador do Núcleo do Júri do Ministério Público da Bahia (MP-BA), relaciona o aumento de homicídios com a saída temporária de internos em datas comemorativas.

Mais de 90% dos homicídios em Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS) tem autoria ignorada e possivelmente tem relação com internos beneficiados nessas saídas temporárias. Por exemplo: se o condenado por tráfico consegue essa liberdade temporária, possivelmente ele vai matar o rival. Um homicídio cometido por um homem desse é mais difícil investigar. O aumento no número de homicídios nessa época pode ter sim a contribuição desses benefícios dados a condenados nos sistemas prisionais. Eles saem geralmente com ajuste de contas para cumprir do lado de fora”, analisa Gallo . Por: Bocão News / Tony Silva / Fotos: Ilustrativa
Confira o artigo que prevê o benefício da saída temporária:
O Art. 122 da Lei 7.210/84 da LEP prevê alguns requisitos para a concessão do benefício. Os condenados que cumprem pena em regime semi-aberto poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento, sem vigilância direta, nos seguintes casos:
I - visita à família; II - freqüência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do 2º grau ou superior, na Comarca do Juízo da Execução; III - participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.
Parágrafo único. A ausência de vigilância direta não impede a utilização de equipamento de monitoração eletrônica pelo condenado, quando assim determinar o juiz da execução.
Ainda no artigo 123, da LEP, é exigido o cumprimento de três requisitos cumulativos: (i) comportamento adequado; (ii) cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena, se o condenado for primário, e 1/4 (um quarto), se reincidente; (iii) compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]