A Bahia foi o estado com maior número de homicídios do país em 2016. A informação é do Atlas da Violência 2018, divulgado nesta terça-feira, pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o levantamento, 7.1 mil pessoas foram mortas na Bahia em 2016, número maior que o registro de homicídios no Rio de Janeiro, com 6,0 mil, e em São Paulo, com 4,8 mil. Pernambuco ficou em quinto lugar com 4.447. Cerca de 12% dos assassinatos verificados no Brasil ocorreu na Bahia.
A segunda cidade mais violenta do país é Lauro de Freitas, com uma taxa de 97,7 mortes por mil habitantes, só perdendo para Altamira no Pará. Além de Lauro de Freitas aparecem Simões Filho, Teixeira de Freitas e Porto Seguro entra as 10 cidades brasileiras com maiores taxas de homicídios.
O secretário da Segurança Pública da Bahia(SSP), Mauricio Barbosa, não explicou porque a Bahia liderou o ranking, mas preferiu questionar os rankings comparativos, que não seriam um bom indicativo para fazer a medição. Barbosa voltou a pedir uma política nacional de segurança pública, mas não explicou porque entre 2006 e 2016, enquanto a taxa de homicídios cresceu 100% na Bahia, registrou uma queda de 50% em São Paulo.
Por:
bahiaeconomica
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.