MEIO AMBIENTE / Semana do Meio Ambiente é comemorado em Várzea da Roça com projeto Adote um Ipê
Foram plantadas 51 mudas de ipês das cores amarelo, branco e roxo, distribuído na margem direita sentido entrada da cidade até David margeando a ciclovia. Este quantitativo faz parte dos 300 ipês previstos a serem plantadas naquele espaço.
Entendendo o projeto:
O “#ColorirVárzeadaRoça”, (adote um Ipê), pretende colorir a cidade plantando média de 300 ipês na entrada da cidade em ambas as margens. Para isso conta com apoio de adotadores, sendo dividido em doadores (aqueles que contribuem doando grades) e cuidadores (aqueles que irão cuidar das mudas regando-as). Os cuidadores são geralmente pessoas que praticam atividade esportiva no espaço, comerciantes e moradores da localidade.
As 300 mudas de ipês foram conseguidos por Roni Edson Carneiro (Roni), através de Associações ligadas aos irrigantes onde 200 destas já se encontram a disposição do projeto.
Adotaram a ideia comerciantes da cidade, políticos, agricultores e cidadãos em geral, a surpresa foi adesão de varzeanos de vários estados. (A relação de adotadores sairá posteriormente).
O início:
Vários amigos se reuniram para discutir questões ligadas ao meio ambiente, desenvolvimento do município e resgate de valores culturais e históricos, surgindo desta forma a ideia de criar uma entidade que atuasse neste campo.
Entre uma reunião e outra, bate papo em grupo de ZAP, decidiram verificar e propor um projeto de inciativa popular criando o Bairro Vereador Hermes Gomes (poligonal da sede da fazenda), reconhecendo a importância histórica e econômica tanto do local quanto do seu criador.
Em abril foi realizada a visita da equipe na Fazenda e Lagoa de Hermes. O projeto que cria o Bairro Ver. Hermes Gomes encontra-se em fase de elaboração através do Advogado Dr. Danilo Almeida.
SANEAMENTO AMBIENTAL
Na questão de Saneamento Ambiental, a proposta é indicar soluções para os lixões e esgotamento sanitário (fase de conclusão) para que o poder público possa melhor desenvolver politicas ambientais e melhoria na qualidade de vida dos munícipes. A equipe multidisciplinar realizaram visitas no local para quem melhor conhecesse a realidade tanto do esgotamento quanto aos lixões.
Lixão da sede do município com criação de porcos no local |
Para melhor desenvolver as atividades buscaram readequar uma Associação para que também se tornasse um veiculo propulsor destes projetos e assim sai a ADESA – ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE VÁRZEA DA ROÇA, (em fase de alteração e mudança de diretoria), sendo de uma reformulação da VAZART.
Quem faz parte?
O #ColorirVárzeadaRoça é formado por Biólogas, Eng. Ambiental, Advogados, estudantes de engenharia, professores, Técnicos Agrícolas, comerciantes, contador, sindicalista, agricultores, profissionais liberais e pessoas da comunidade.
Houve no mês de abril uma visita aos lixões e um relatório esta sendo preparado para discutir com os Vereadores e o Prefeito Municipal uma solução ou remediação nos lixões do município para que se evite novo surto de doenças que origem em vetores deste habitat.
Nascente do Rio Urubu que é afluente do Rio do Peixe - Campo de S. João |
Lixão de Campo de S. João |
Lagoa de Hermes na sede do município |
Melância no lixão de C. de S. João |
Lixão da sede do município |
Lixão de Várzea do Meio |
Por: valdirrios
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.