O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama começa a atender às mulheres de 50 a 69 anos dos municípios de Tapiramutá (29/10) e Várzea da Roça (01/11). A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é atender a 2.033 mulheres, com a realização de mamografias. O atendimento começa às 7h e vai até as 18h.
Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de residência. As unidades móveis estarão estacionadas nos seguintes locais: Tapiramutá, de 29 de outubro a 4 de novembro, na Praça João Américo, próximo da Prefeitura Municipal; Várzea da Roça, de 01 a 05 de novembro, na Praça Topógrafo Pedro Magalhães, em frente à quadra de esportes.
Na oportunidade, o diretor de Projetos Estratégicos da Sesab, Ivonildo Dourado, estará presente na abertura do atendimento dos dois municípios. "
Esta é uma ação que as mulheres não devem deixar de ir para fazer o exame de mamografia. Este exame detecta precocemente o câncer de mama e a chance de cura é muito maior do que detectado tardiamente", explica o diretor.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Rastreamento do câncer de Mama "O que é?"
O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama é uma estratégia itinerante que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia. O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico. O público-alvo do Programa é de mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença.
Em 2015, o serviço de rastreamento do câncer de mama realizou cerca de 80 mil exames de mamografia e beneficiou mulheres das regiões de Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Salvador, Feira de Santana, Barreiras e Porto Seguro. Por:
http://www.saude.ba.gov.br/
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.