BAHIA / Inema realiza operação contra fornos clandestinos em três cidades do interior
![]() |
Em maio, mais de 50 fornos clandestinos foram encontrados. |
A operação tem o objetivo de combater e extinguir todos os fornos clandestinos da região. Somente no mês de maio, mais de 50 fornos foram encontrados e identificados durante as inspeções aéreas nas localidades investigadas.
Segundo o Coordenador Regional do Inema em Senhor do Bonfim, Diogo Amaral, esta fiscalização visa intervir nas irregularidades ambientais já identificadas durante a investigação aérea com ajuda de um helicóptero que foi feita anteriormente.
“A atividade de produção ilegal de carvão está provocando um grande desmatamento na região, inclusive com a derrubada de vegetação ao longo do leito dos rios, a conhecida mata ciliar, o que traz graves consequências ao meio ambiente”, disse o coordenador.
Até a tarde da última terça-feira (07), o número de fornos clandestinos encontrados e destruídos já ultrapassa os 70 e outros já identificados também serão visitados, confirma Marcone Matos, técnico do Inema. Afirma ainda, que após esta etapa a região será monitorada com maior frequência.
Também estão sendo identificadas as pessoas que compram e revendem esse carvão ilegal e providências legais estarão sendo tomadas.
A preocupação do Inema em relação às essas atividades é preservar a vegetação o pouco que ainda resta de mata ciliar e frear o desmatamento da Caatinga, considerado um bioma sensível e de fácil destruição. Por: Inema

Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.