BAHIA / Inema realiza operação contra fornos clandestinos em três cidades do interior

Acontece desde o último dia 02 de junho, nos municípios de Andorinha, Itiúba e Monte Santo, a operação de combate a fornos de carvão clandestinos.
Em maio, mais de 50 fornos clandestinos foram encontrados.
A Unidade Regional Piemonte da Diamantina do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é responsável pela intervenção, que tem a finalidade de frear o desmatamento ilegal que prejudica o Bioma da Caatinga desta região.

A operação tem o objetivo de combater e extinguir todos os fornos clandestinos da região. Somente no mês de maio, mais de 50 fornos foram encontrados e identificados durante as inspeções aéreas nas localidades investigadas.

Segundo o Coordenador Regional do Inema em Senhor do Bonfim, Diogo Amaral, esta fiscalização visa intervir nas irregularidades ambientais já identificadas durante a investigação aérea com ajuda de um helicóptero que foi feita anteriormente.

A atividade de produção ilegal de carvão está provocando um grande desmatamento na região, inclusive com a derrubada de vegetação ao longo do leito dos rios, a conhecida mata ciliar, o que traz graves consequências ao meio ambiente”, disse o coordenador.

Até a tarde da última terça-feira (07), o número de fornos clandestinos encontrados e destruídos já ultrapassa os 70 e outros já identificados também serão visitados, confirma Marcone Matos, técnico do Inema. Afirma ainda, que após esta etapa a região será monitorada com maior frequência.

Também estão sendo identificadas as pessoas que compram e revendem esse carvão ilegal e providências legais estarão sendo tomadas.

A preocupação do Inema em relação às essas atividades é preservar a vegetação o pouco que ainda resta de mata ciliar e frear o desmatamento da Caatinga, considerado um bioma sensível e de fácil destruição. Por: Inema
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]