A sessão da Câmara de Vereadores de São José do Jacuípe desta sexta-feira, 27 de Novembro, foi marcada por manifestações e o arquivamento do que seria a terceira denúncia contra a prefeita Maria Verusia Costa Matos, a popular Verinha.
As duas primeiras denúncias de iniciativa de Marcelo, morador do Distrito de Itatiaia, tratam sobre a contratação de uma funcionária fantasma e problema no transporte escolar. A denúncia trabalhada nesta sexta-feira tem o seguinte teor e foi assinada por Etore Pablo Vilaronga Rios, morador da Rua José Armando Mascarenha, 74, Bairro: Nova Moeda, na sede do município e pelo Vereador Rosemilson Vilaronga do PSDB.
Confira o teor da denúncia:
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DA COMARCA DE CAMPO FORMOSO – ESTADO DA BAHIA
ROSEMILSON VILARONGA DE OLIVEIRA, brasileiro, portador do RG 281081328 e CPF 237303155-87, portador do Titulo de Eleitor numero 023336420507, VEREADOR EM PLENO EXERCÍCIO DO MANDATO, residente e domiciliado à Rua Antônio Vilas Boas Neto n° 52 - Centro, São José do Jacuipe, vêm, em nome próprio, com fundamento no art. 5º, inciso LXXIII, da Constituição da República, assim como no art. 1º e seguintes da Lei 4.717/1965, propor
REPRESENTAÇÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA COM O PEDIDO DE IMPEACHAMENT em face de MARIA VERÚSIA COSTA MATOS , prefeita da Cidade de São José do Jacuipe/BA, podendo a mesma ser citada no endereço a Av. José Vilaronga Rios, s/nº - CEP: 44.698-000, pelos motivos de fato e de direito que passamos a expor:
I-DOS FATOS: DOS ATOS QUE AFRONTAM A MORALIDADE ADMINISTRATIVA.
1. A Réu, MARIA VERÚSIA COSTA MATOS é atual prefeita e gestora da Cidade de São José do Jacuipe/Ba e tem realizado uma série de atos que violam o principio da legalidade e da moralidade administrativa;
II-DA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIO FANTASMA E DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO. ILEGALIDADE E FRAUDES COMPROVADA.
2. De inicio, como prova documentos anexo, denominado “FOLHA DE SAÚDE JUNHO 2015” é apresentado como Plantonista UBS sede o SR. EDSON LUIS ROCHA DE ALMEIDA e comprovante de depósito na conta de WELINTON CARNEIRO ARAÚJO.
3. Pasme, Nobre DOUTOR, que o Sr. Edson Luis Rocha de Almeida, trabalhou no município, desligando-se no mês de abril de 2015, entretanto foi mantido na folha de pagamento.
4. O Dr. EDSON LUIS ROCHA DE ALMEIDA CPF 771.174.415.34, com endereço comercial na Rua Dr. Sábino Silva, 1061 - Ponto Central, Feira de Santana - BA, 44075-085, telefone para contato (74) 99805-2890, ao saber do caso, ficou estarrecido e prometeu denunciar pessoalmente tal conduta ao Ministério Público, se comprometendo ainda a prestar todo esclarecimento necessário para elucidar o caso, esperando que a justiça cumpra seu papel e penalize a gestora por má fé.
5. Ou seja: a referida Prefeita não exclui o contratado, mantendo-o na base cadastral e alimentando o sistema de saúde com tal médico para maquiar o cuidado da saúde dos seus munícipes, o que configura ato contrário ao erário e de graves proporções;
6. Destaca-se ainda algo mais grave, a conta bancária a qual o dinheiro era depositado, não pertence ao Dr. Edson Luis Rocha de Almeida, e sim a WELINTON CARNEIRO ARAÚJO, que reside na Rua Santa Luz s/n, Distrito de Itatiaia – São José do Jacuípe e que mantém UNIÃO ESTÁVEL COM ANANILHA COSTA MATOS, FILHA DA PREFEITA MARIA VERUSIA COSTA MATOS.
7. Diante do exposto, os R$ 7.177.85 pagos mensalmente ao médico que já não atende a população de São José do Jacuípe estão sendo devolvidos aos cofres públicos? CERTAMENTE NÃO!
8. Nobre Doutor é obvio que estamos frente a um caso de corrupção ou mau uso do dinheiro público, além de favorecimento de familiares, com o complemento da denúncia falando sobre improbidade administrativa.
A sessão que registrou manifestação com caixão, cartazes, dinheiro e muitas vaias, teve como resultado o arquivamento da denúncia. Votaram a favor da denúncia: Rosemilson Vilargona, Zé de Tote, Tonho de Nonó, Quinho e Zé de Herculano. Votaram contra a denúncia: Aninha de Daniel, por sinal presidente da comissão que investiga as duas primeiras denúncias oficializadas pela câmara e com voto da vereadora. Genival de Elêncio, também membro da comissão, na função de secretário, que chegou a romper com a prefeita, mas ultimamente vem sinalizando apoio político a prefeita Verinha, Gildásio do Requeijão e Gerson Guimarães. Com o resultado de cinco votos contra quatro, a denúncia foi arquivada pela mesa diretora já que a votação deveria registrar seis votos a favor da investigação ou seja 2/3 da câmara de vereadores. Texto e foto: Arnaldo Silva.
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.