VÁRZEA DA ROÇA / FIÉIS MANTÉM TRADIÇÃO, REALIZAM CAMINHADAS E SOBEM ATÉ OS MORROS DE MORRINHOS E JACARÉ NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA ROÇA/BA.

Mantendo uma tradição que começou há anos, vários Cristãos Católicos saíram bem cedinho para a subida aos Montes de Morrinhos e Jacaré no município de Várzea da Roça, com o objetivo de nesta Sexta-Feira, 19 de abril de 2019, participarem do Ofício da Paixão de Cristo.
Mantendo uma tradição que começou há anos, vários Cristãos Católicos saíram bem cedinho para a subida aos Montes de Morrinhos e Jacaré no município de Várzea da Roça, com o objetivo de nesta Sexta-Feira, 19 de abril de 2019, participarem do Ofício da Paixão de Cristo.
Subir o monte na Semana Santa, é mais que uma demonstração de fé e sentimento pela morte de Jesus, é também um ritual de agradecimento pelas graças alcançadas. A chegada aos Morros traz um alívio e uma sensação de dever cumprido, no percurso é possível encontrar pessoas de todas as idades que buscam na fé a esperança da salvação.

Diferente de outros municípios da região, A tradicional subida aos Morros não é realizada e incentivada pela Igreja Católica (Paróquia São José), apesar da falta de incentivos, a população mantem a tradição, saindo da cidade (Várzea da Roça) ao amanhecer, um grupo de jovens de uma academia local caminham até o alto do morro do povoado de Morrinhos e lá faz suas orações (rezam).

É tradição no mesmo monte, ônibus trazerem pessoas que vem da Capital Baiana (Salvador) para participarem do Ofício da Paixão de Cristo e admirar a beleza do local.
Diferente de anos anteriores, a Sexta-Feira da Paixão no Monte de São Roque (Monte de Morrinhos), foi um sucesso, sem algazarras, motoqueiros transitando perigosamente próximo aos visitantes e com a capela reformada, já que a mesma estava desabando.

A prefeitura fez praticamente sua parte, tanto na reforma da capela quanto na melhoria da BA-422 que começa em Várzea da Roça e passa pelas localidades de Água Boa, povoados de Barracas, Morrinhos e que dá acesso ao Monte, deixando a desejar na estrada para o Barro Branco que é muito usada para chegar também ao povoado de Morrinhos e ao monte, a mesma esta até o dia de hoje (20/04/2019) sem condições de uso, devido ao grande volume de buracos e crateras abertas pelas chuvas. Desde o dia 28 de dezembro de 2018, que a mesma não recebe o patrolamento.
Chamou a nossa atenção o grande numero de famílias com crianças de colo e ate idosos com bengalas subindo o monte, cena que não se via mais.
Outro ponto positivo veio da própria comunidade de morrinhos, que através de doações de tintas e outros materiais, pintaram a Praça e decoraram o jardim com garrafas pets, atraindo barracas de artesanatos e cominadas típicas.
Praça do povoado de Morrinhos. 19/04/2019.
Outro local que atraiu muitos visitantes e fiéis foi o Monte do Jacaré, que passou a ser chamado assim, por estar localizado na região onde tinha uma fazenda com o mesmo nome, são cerca de quinhentos metros de altura, diante da trilha íngreme, estreita e cheia de pedras em alguns trechos, em sua maioria, o bioma da caatinga se mantem presente como uma grande reserva, encontrando pelo caminho, pés de cansanção, angicos, macambiras, juá de boi, umburana de cheiro, cassutinga, mandacarus, cactos, além de muitas outras variedades nativas.
Monte do Jacaré. 19/04/2019. | Foto: whatsapp
A frequência dos visitantes durante a semana santa vem aumentando, além de muitas pessoas que moram fora quando na cidade, sobem o Monte nos dias mais movimentos entre a quarta e sexta-feira santa, assim como fora desse período, tem grupos que acampam, fazem trilhas, pedalam até lá.
Monte do Jacaré. 19/04/2019.
Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é uma data religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. O feriado é observado sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos). É o primeiro dia (que começa na noite da celebração da Missa da Ceia do Senhor) do Tríduo Pascal e pode coincidir com a data da Páscoa judaica[1][2][3].

Este dia é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria cristã.

Por: Val Bahia News
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]