SAÚDE / A microcefalia se espalha pelo país

De acordo com o Ministério da Saúde, só este ano já foi superada a marca de 700 ocorrências. Para que se tenha a dimensão da gravidade do problema, no ano passado foram registrados os nascimentos de 147 bebês em tais condições. O aumento de um ano para o outro foi de 80%.

A principal linha de investigação sobre as causas do surto da doença segue a teoria de que gestantes estão sendo infectadas pelo vírus Zika (transmitido pelo mosquito aedes aegypti), mas a investigação prossegue.

Instado a falar sobre o problema, Marcelo Castro, da pasta da Saúde, disse que - de acordo com pesquisadores envolvidos com a questão - é possível afirmar, com mais de 90% de segurança, que o responsável seja, realmente, o Zika.

O maior problema é a falta do que o Direito chama de jurisprudência, ou seja, a ausência de casos parecidos, anteriores, que sirvam de base para desenvolver estudo a respeito e norteiem a busca pelo estancamento do problema atual, ou o surto.

Segundo o ministro, "se tivéssemos uma literatura internacional que nos respaldasse. O problema é que tudo que está acontecendo no Brasil é inédito. No mundo todo, não há um caso de epidemia de Zika nem de surto de microcefalia como está acontecendo no Brasil".

No mapa do surto, Pernambuco é o estado que mais registrou casos este ano: até agora são 487 (contra 12 do ano passado). Em seguida vêm Paraíba, com 96 casos (contra 5 em 2014); Sergipe, com atuais 54 casos (2 no ano passado);  Rio Grande do Norte, 47 casos em 2015 (1 no ano passado); Piauí, 27 casos em 2015 (6, em 2014); Alagoas, 10 casos atuais contra 2 no ano passado; Ceará, 9 atuais contra 7 em 2014 e Bahia, 8 casos em 2015 contra 7 em 2014. O contraponto é Goiás que registrou 1 caso este ano contra 3 no ano passado.

A microcefalia é uma anomalia congênita caracterizada pela alteração no tamanho do crânio do recém-nascido (bem abaixo da média). Ela pode ser diagnosticada ainda na gestação e promove sequelas como problemas cognitivos, de visão e audição.

Entre os fatores que podem causar a anomalia estão a má nutrição das mães, o uso de drogas/ álcool durante a gravidez e doenças como rubéola e toxoplasmose. Fonte: Exame.com
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]