As fortes imagens dos incêndios florestais que já devastaram cerca de 9 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna) estão deixando os internautas, turistas e amantes da região consternados. São três focos de incêndio, em diferentes pontos que não têm ligação entre si, que começaram no último final de semana. Estão atuando no combate ao fogo bombeiros, brigadistas, voluntários, equipes do ICMBio e Prevfogo/Ibama.
Clique
aqui e continue lendo...
Clique aqui e confira as imagens...
O primeiro foco de incêndio teve início na Serra do Ramalho, no Andaraí, próximo ao Vale do Pati, e ainda não foi controlado. Outro foco, que também não foi extinto, está localizado na região conhecida como Gerais do Vieira, perto do Vale do Capão (Palmeiras). O terceiro foi em Mucugê, nas cercanias da cachoeira Moça Loira e já foi debelado.
A fauna e a flora foram afetadas com as queimadas e diversos pontos turísticos do Parna da Chapada foram atingidos. Em Andaraí o fogo chegou às adjacências das cachoeiras do Ramalho, do Roncador, Garapa, e uma parte do visual no percurso até o Vale do Pati. A proximidade de alguns festivais de música na região, como o Festival de Jazz do Capão (18 e 19 de setembro), o Festival da Cachaça de Abaíra (17 a 20 de setembro) e o Festival de Lençóis (9 a 11 de outubro), preocupam os turistas.
Aqueles que programaram viagem para a região não precisam cancelar o passeio, pois os guias evitam locais inseguros e perigosos. Além do mais é preciso ficar atento para a região e a cidade da Chapada que foi atingida pelo fogo. Reunimos abaixo as fotos que foram publicadas por brigadistas, fotógrafos amadores e profissionais de diferentes localidades. Fonte: Jornal da Chapada
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.