11 municípios baianos estão na lista Suja do Trabalho Escravo

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta quarta-feira (5) a atualização da Lista Suja do Trabalho Escravo, que apresenta 12 empregadores da Bahia que mantiveram pessoas em condições análogas à escravidão.

11 municípios baianos estão na lista Suja do Trabalho Escravo
A “lista suja” é o principal recurso de políticas públicas utilizado no combate ao trabalho escravo, permitindo sua identificação e enfrentamento.

Segundo o MTE, pelo menos 38 trabalhadores foram submetidos a condições de trabalho semelhantes à escravidão nos últimos anos em 11 municípios da região (lista abaixo).

A lista é divulgada duas vezes ao ano, em abril e outubro, e nesta atualização foram adicionados sete novos nomes à lista, enquanto os demais já constavam desde o ano passado.

Cidades da Bahia com empregadores envolvidos:
  1. Ipirá: dois casos com três trabalhadores;
  2. Jacobina: um caso com 14 trabalhadores;
  3. Santa Luzia: um caso com 11 trabalhadores;
  4. Angical: um caso com dois trabalhadores;
  5. Santa Cruz Cabrália: um caso com dois trabalhadores;
  6. Cardeal da Silva: um caso com um trabalhador;
  7. Elísio Medrado: um caso com um trabalhador;
  8. Feira de Santana: um caso com um trabalhador;
  9. Ilhéus: um caso com um trabalhador;
  10. Salvador: um caso com um trabalhador;
  11. Uruçuca: um caso com um trabalhador.

Como denunciar
Há um canal exclusivo para denúncias de trabalho análogo ao de escravo, chamado de Sistema Ipê, que está disponível na internet. O denunciante pode acessar o sistema e fornecer o maior número possível de informações, sem a necessidade de se identificar.

O objetivo é permitir que a fiscalização possa analisar as informações fornecidas pelo denunciante e verificar se o caso configura efetivamente trabalho análogo ao de escravo, além de realizar as devidas verificações no local.

Por: ipiranoticias
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]