Após as declarações do pastor carioca Jotanas Scoralick, profetizando o rompimento da Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, a Defesa Civil de Petrolina emitiu uma nota tranquilizando a população.
Nas falas do evangélico, ele diz que uma tragédia cairá sobre Petrolina e a cidade baiana, e que as pessoas devem construir a arca e aumentar as orações.
Com a repercussão, os profissionais que atuam no Plano de Contingência (Plancon) disseram que se reúnem frequentemente para discutir a atualização das ações de risco referente à Barragem, além de realizarem visitas técnicas para detectar alguma irregularidade no local.
Durante essas atividades, nunca foi identificado qualquer risco de rompimento, garantiram.
O Plancon é um documento em que estão definidas as responsabilidades estabelecidas para atender a uma emergência, contendo também as informações detalhadas sobre as características da área, definição de um sistema de alarme e estabelecimentos de rotas de fuga.
O plano tem como objetivo minimizar os efeitos em uma situação de emergência na Barragem de Sobradinho, caso isso venha a acontecer.
“Petrolina é uma das poucas cidades de Pernambuco que possui um plano de contingência. Isso demonstra que a equipe da Defesa Civil está realizando um trabalho sério e muito bom de estruturação dos mecanismos municipais de proteção à vida de todos. Tranquilizamos a população da região, a Barragem não oferece risco algum”, informou o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton Aquino.
A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 153 ou pela Ouvidoria Municipal pelos números 156 ou (87) 9 8844-2540. O contato pelo número de celular disponibilizado deve ser feito por WhatsApp.
Por:
carlosbritto
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.