Mesmo com chuvas (Veja aqui!), reservatório continua baixando
|
Foto: Val Bahia |
De acordo com o último relatório publicado entre os dias 24 a 30 de agosto de 2021, o mais importante manancial de Várzea da Roça e municípios vizinhos está operando com volume útil de apenas 0,60%, preocupando produtores rurais, pescadores e a população da região. Informativo do dia 17 a 23 de agosto de 2021, mostrava que a mesma operava com 0,65 de volume útil.
Veja os dados abaixo:
Operador: CERB.
Cota Máxima Operacional (m): 386,00.
Cota Mínima Operacional (m): 364,00.
Volume Máximo Operacional (hm³): 357,00.
Data: 30/08/21.
Cota Atual (m): 364,71.
Volume Atual (hm³): 9,59.
Volume Útil (%): 0,60.
Usos: Irrigação e Abastecimento.
|
Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos em Várzea da Roça. |
No dia 25 de agosto de 2021, uma comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos realizou, em parceria com a Câmara de Vereadores de Várzea da Roça, uma reunião de pré-visita técnica à barragem João Durval Carneiro com presença de parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Segundo os organizadores do evento, o objetivo da reunião e da visita foi para angariar o máximo de informações a cerca da barragem, que faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco.
Entre os participantes da reunião, estavam o prefeito de Várzea da Roça, Danilo Santos Sales Rios, o prefeito de Serra Preta, Franklin Leite da Silva, o prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, a presidente da Câmara de Vereadores de Serra Preta, Talyta Trindade Oliveira, além de vereadores e outras autoridades de municípios da região beneficiada pelas águas da barragem.
Também compareceram representantes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), do Comité da Bacia do Paraguaçu, da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura.
A barragem que foi inaugurada no dia 28 de julho de 1985 em ato que contou com a presença do então governador João Durval Carneiro, António José Imbassay da Silva, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e do Diretor Presidente da CERB, dr. Eujácio Simões Viana Filho. A barragem é a mais importante do Rio Jacuípe e a terceira maior da Bahia, ela só chegou à capacidade máxima no ano de 1985, já o sangradouro foi utilizado pela única vez em 1992.
No Auge, a barragem banhava os municípios de Várzea da Roça, Quixabeira, Serrolândia e São José do Jacuípe, sendo que a maior parte fica no município varzeano, ocupando uma parte significativa do município.
A água da Barragem é, atualmente, usada para irrigação e perenização do Rio Jacuípe que é de uma extensão de 180 km, até a sua confluência com o Paraguaçu. Ainda de acordo com informações colhidas pelo VAL BAHIA NEWS, a barragem tem uma altura de 41,0 m por 1.560 m de comprimento com capacidade de represar 355 milhões de metros cúbicos de água.
Por:
Val Bahia News
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.