Os governadores dos estados do nordeste assinaram nesta quinta-feira (08) o termo de compromisso com a Anvisa que autoriza a importação e uso emergencial da vacina Sputnik V.
O termo exige que os governadores monitorem a população imunizada com a vacina russa e notifiquem a Anvisa em caso de algum evento adverso. Segundo a agência, somente após a assinatura deste termo é que será possível protocolar o pedido de importação para o Brasil.
“O objetivo é agora acertar a data para a entrega de 1 milhão e 147 mil doses”, afirmou Wellington Dias (PT), governador do Piauí e o presidente do Consórcio Nordeste.
Quando a Anvisa aprovou a importação controlada da Sputnik V, no dia 4 de junho, a autorização foi dada com uma série de restrições.
A agência impôs cerca de 30 condicionantes para a vacina desembarcar em solo brasileiro, entre elas a assinatura do Termo de Compromisso feita hoje, e que a Anvisa não recomenda a aplicação do imunizante russo em grávidas, pessoas com doenças não controladas, com HIV e com histórico de anafilaxia pós-vacinação.
BAHIA
Em março, o Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo celebraram um contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina. Na semana passada, o governador Rui Costa (PT) cobrou mais proatividade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com relação à análise e sugeriu que o órgão realizasse testes ou buscasse informações técnicas nos mais de 60 países que já aprovaram a aplicação do imunizante nas suas populações.
Por:
bahiaeconomica
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.