SAÚDE / VERDADES, MENTIRAS E INCERTEZAS SOBRE A VACINA CONTRA A COVID-19

Com a pandemia prestes a completar nove meses, os últimos dias foram marcados pela forte expectativa em torno do parto mais aguardado do mundo.

VERDADES, MENTIRAS E INCERTEZAS SOBRE A VACINA CONTRA A COVID-19
Pela primeira vez desde o início do turbilhão global provocado pelo novo coronavírus, a vacina contra a covid-19 tornou-se fato concreto em um cenário ainda marcado por fakes e dúvidas, especialmente, sobre quando e onde ela estará disponível para todos os países afetados duramente pela doença, caso do Brasil.

Entre as verdades consolidadas, é certo que o Reino Unido se prepara para iniciar o processo de vacinação em massa a partir da próxima terça-feira. A informação foi confirmada na sexta pelo diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde do país, Chris Hopson, em entrevista concedida à rede britânica BBC. Lá, as doses iniciais serão aplicadas nos idoso abrigados em casas de repouso, bem como funcionários que atuam nesses estabelecimentos.

Em seguida, de acordo com o plano aprovado pelo governo do Reino Unido, vêm pessoas com mais de 80 anos e profissionais de saúde. O que, segundo projeções feitas pelas autoridades médicas inglesas, pode prevenir até 99% das internações e mortes nos hospitais voltados a pacientes com covid. A partir daí, começaria a distribuição gradual do restante das 40 milhões de doses encomendadas pelo país, suficiente para atender 20 milhões de cidadãos.

Isso porque a vacina escolhida pelo britânicos, fruto de uma parceria entre os laboratórios Pfizer e BioNTech, necessita de duas doses para imunizar cada pessoa. A eficiência de 95% na fase final dos testes e a rapidez com a qual o Reino Unido agiu acelerou o processo em diversos outros países. Lista que inclui Alemanha e Itália. Nos EUA, a Pfizer aguarda o aval dos órgãos reguladores, bem como a farmacêutica Moderna, cujo imunizante atingiu 94,5% de eficácia.

Certo também é que a Rússia já deu a largada na corrida com criação própria, a Sputnik V, uma das mais de dez vacinas que entraram no páreo para combater o vírus. No entanto, a comunidade médica internacional ainda se mantém muito reticente quanto à confiabilidade do imunizante russo, já que os estudos clínicos e os métodos de desenvolvimento sobre ele nunca foram publicados em periódicos científicos.

A União Europeia, que havia anunciado no último dia 26 a compra de 600 milhões de doses de vários fabricantes, solicitou aos 27 países-membros do bloco um plano de vacinação. Na parte menos desenvolvida do planeta, é possível movimento semelhante. Chile, Equador, Panamá, Costa Rica, Peru e México, por exemplo, fecharam acordo com a Pfizer.

Por: bahiaeconomica
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]