MUNDO / Hidroxicloroquina ligada a mortes e risco cardíaco em estudo covarde
Os medicamentos antimalária que o presidente dos EUA, Donald Trump, divulgou para o tratamento do Covid-19 estavam relacionados a um risco aumentado de morte e doenças cardíacas em um estudo.
Hidroxicloroquina em uma farmácia em Provo, Utah, EUA Fotógrafo: George Frey / AFP via Getty Images |
Os pesquisadores estão pesquisando as opções disponíveis para tratar o coronavírus, que matou mais de 330.000 pessoas, incluindo medicamentos como os antimaláricos, que também já foram aprovados para tratar o lúpus e a artrite reumatóide. O endosso de Trump levou muitas pessoas a tomar os medicamentos sem prova científica de seu benefício.
O estudo analisou os registros de 15.000 pessoas que foram tratadas com antimaláricos e um dos dois antibióticos que às vezes foram combinados com eles. O tratamento com qualquer combinação dos quatro medicamentos foi associado a um risco maior de morte do que o observado em 81.000 pacientes que não os receberam.
O maior aumento de risco foi observado no grupo tratado com hidroxicloroquina e um antibiótico, em que 8% dos pacientes que receberam a combinação desenvolveram arritmia cardíaca, em comparação com 0,3% daqueles no grupo de comparação. Os medicamentos devem ser usados apenas para o tratamento Covid como parte de estudos robustos que mostrarão definitivamente seu impacto, disseram os pesquisadores.
Study Pulled
Os autores de um estudo separado que apoiou o uso de medicamentos antimalários com antibióticos para a Covid solicitaram a retirada do artigo, de acordo com o site da Retraction Watch . O artigo havia sido publicado on-line em 11 de maio e não havia sido revisado ou publicado em uma revista médica.
O principal autor do estudo, Benjamin Davido, do Hopital Raymond Poincare, perto de Paris, se recusou a comentar quando telefonado. O texto do artigo foi substituído por uma declaração de que os autores pretendem revisar o manuscrito por causa da "controvérsia sobre a hidroxicloroquina e a natureza retrospectiva de seu estudo".
Foi demonstrado que apenas um medicamento, o remdesivir da Gilead Sciences Inc. , beneficia pacientes com coronavírus em um ensaio clínico. Reduziu o tempo de recuperação dos pacientes de uma média de 15 dias para 11 dias naquele estudo.
Trump disse nesta semana que está tomando hidroxicloroquina em um esforço para afastar o coronavírus.
Por: bloomberg
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.