BRASIL / Governo Bolsonaro corta em 74,5% o número de reentradas no Bolsa Família

Mesmo com o desemprego ainda em alta, em 2019 o Bolsa Família teve 74,5% a menos de reinclusões comparado com 2018. De junho a dezembro, nenhuma pessoa retornou ao programa.

Bolsa Família voltou a ter fila de espera em 2020
Bolsonaro corta número de reentradas no Bolsa Família. (Foto: Agência Brasil)
Os números foram obtidos por reportagem do portal UOL. Em números absolutos, 2019 registrou 276 mil reingressos, que ocorreram somente até maio, enquanto em 2018 houve 1,08 milhão de reinclusões.

Uma das consequências é que o Bolsa Família voltou a ter fila de espera (que já soma um milhão de pessoas), o que não acontecia desde 2017.

O retorno ao programa acontece quando as famílias perdem renda, o que pode ser provocado pelo desemprego, ou por terem deixado o Bolsa Família por erros no cadastro do governo.

Segundo a matéria do UOL, o governo não respondeu porque as reinclusões diminuíram tanto.

Número de famílias incluídas caiu
O número de famílias incluídas no programa também vem caindo. Em maio, o programa beneficiava 14.339.058 famílias —recorde desde sua criação, em 2004.

Em dezembro, esse número caiu para 13.170.607. De janeiro de 2017 a maio do ano passado, cerca de 250 mil novos beneficiados conseguiram ingressar por mês no programa em todo o país, mas a taxa caiu para 5.400 de junho a outubro de 2019.

No ano passado, o governo do presidente Jair Bolsonaro pagou um 13º para as famílias cadastradas no Bolsa Família, o que era uma de suas promessas de campanha.

Senador propõe 13° anual para beneficiários
No entanto, a Medida Provisória que determinou o pagamento previa o adicional somente em 2019. Relator da MP, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) propôs que o 13º fosse anual em comissão no Congresso para discutir o tema.

A votação da medida, no entanto, vem sendo adiada. Uma medida provisória tem validade de 60 dias, prorrogáveis por 60. Caso não seja  votada até o fim desse prazo, perde validade - o que deve acontecer em 24 de março em relação à MP do 13º do Bolsa Família.

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]