BRASIL / Governo Bolsonaro corta em 74,5% o número de reentradas no Bolsa Família
Mesmo com o desemprego ainda em alta, em 2019 o Bolsa Família teve 74,5% a menos de reinclusões comparado com 2018. De junho a dezembro, nenhuma pessoa retornou ao programa.
Bolsonaro corta número de reentradas no Bolsa Família. (Foto: Agência Brasil) |
Uma das consequências é que o Bolsa Família voltou a ter fila de espera (que já soma um milhão de pessoas), o que não acontecia desde 2017.
O retorno ao programa acontece quando as famílias perdem renda, o que pode ser provocado pelo desemprego, ou por terem deixado o Bolsa Família por erros no cadastro do governo.
Segundo a matéria do UOL, o governo não respondeu porque as reinclusões diminuíram tanto.
Número de famílias incluídas caiu
O número de famílias incluídas no programa também vem caindo. Em maio, o programa beneficiava 14.339.058 famílias —recorde desde sua criação, em 2004.
Em dezembro, esse número caiu para 13.170.607. De janeiro de 2017 a maio do ano passado, cerca de 250 mil novos beneficiados conseguiram ingressar por mês no programa em todo o país, mas a taxa caiu para 5.400 de junho a outubro de 2019.
No ano passado, o governo do presidente Jair Bolsonaro pagou um 13º para as famílias cadastradas no Bolsa Família, o que era uma de suas promessas de campanha.
Senador propõe 13° anual para beneficiários
No entanto, a Medida Provisória que determinou o pagamento previa o adicional somente em 2019. Relator da MP, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) propôs que o 13º fosse anual em comissão no Congresso para discutir o tema.
A votação da medida, no entanto, vem sendo adiada. Uma medida provisória tem validade de 60 dias, prorrogáveis por 60. Caso não seja votada até o fim desse prazo, perde validade - o que deve acontecer em 24 de março em relação à MP do 13º do Bolsa Família.
Por: sputniknews
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.