MEIO AMBIENTE / Desmatamento na Amazônia bate recorde pelas mãos de madeireiros e do agronegócio

A destruição da floresta amazônica no Brasil atingiu seu nível mais alto em uma década neste ano, de acordo com dados do governo divulgados na sexta-feira, devido à extração ilegal de madeira e à invasão da agricultura.
AP Photo /Andre Penner
Imagens de satélite de 12 meses até o final de julho de 2018 mostraram que 7.900 quilômetros quadrados de floresta foram explorados na Amazônia, o equivalente a mais da metade do território da Jamaica. O total representa um aumento de 13,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O desmatamento é um fator chave por trás do aquecimento global, já que equivale a cerca de 15% das emissões anuais de gases retentores de calor, ou o mesmo que o setor de transporte.

Um relatório do governo dos EUA descobriu que a mudança climática custará à economia do país centenas de bilhões de dólares até o final do século.

O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Edson Duarte, disse em um comunicado que a extração ilegal de madeira é o principal fator por trás do aumento do desmatamento e pediu ao governo para aumentar o policiamento da floresta.

O Observatório do Clima do Brasil, uma rede de organizações não-governamentais, disse em comunicado separado que o aumento não foi uma surpresa. Além da extração ilegal de madeira, ele disse que o setor de matérias-primas em crescimento no Brasil está contribuindo para a destruição das florestas porque os agricultores estavam tentando se expandir.

Marcio Astrini, do escritório do Greenpeace no Brasil, declarou que o governo não fez o suficiente para combater o desmatamento e que mudanças políticas recentes, como a redução de áreas sob proteção federal, contribuíram para o cenário atual.

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]