BAHIA / Dnit é acionado após desgaste na estrutura de ponte na BR-101
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi acionado após imagens que mostram o desgaste da estrutura dos pilares da ponte sob o Rio Jequitinhonha, na cidade de Itapebi, sul da Bahia.
Um dos ofícios foi feito pela Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Eunápolis, a 55 km de Itapebi. A ponte é localizada na BR-101. O colegiado pede que seja feito um laudo técnico para certificar as condições da estrutura.
Outro ofício foi enviado pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), que pediu ainda que sejam adotadas as diligências necessárias para vistoria, manutenção e recuperação da estrutura viária.
“Segundo o artigo 82 da Lei 10.233/2001, cabe a esta autarquia federal a manutenção de todas as estruturas de rodovias federais, o que inclui as estruturas de pontes e viadutos componentes do sistema viário federal. Assim, é fundamental que a Diretoria Regional do DNIT na Bahia seja alertada da necessidade de realização de uma vistoria para apurar a necessidade de execução de um projeto de recuperação e manutenção da estrutura viária citada, a fim de que seja evitada uma tragédia”, alerta o parlamentar.
Reforma – Em resposta ao bahia.ba, o Dnit informou que o projeto executivo para a obra da ponte já está aprovado, mas o edital só será lançado no dia 12 de dezembro.
O departamento afirma que já havia lançado essa licitação, mas foi deserta, ou seja, não houve participação de empresas. No entanto, conforme o órgão federal, o processo para contratação da empresa para a execução dos serviços está em fase de licitação interna. O processo será feito na modalidade pregão eletrônico e será publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (28).
Por: bahia.ba
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.