O ministro disse, no entanto, que o entendimento não pode ser analisado antes do registro de candidatura
|
Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE |
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral ), o ministro Luiz Fux, afirmou em decisão publicada hoje (1º) que há uma "
inelegibilidade chapada", ou seja, evidente, em um possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No próximo domingo (5), o partido vai realizar uma convenção para a confirmação do nome do ex-mandatário como postulante da sigla ao Palácio do Planalto. A legenda tem até o dia 15 de agosto para registrar a candidatura.
O magistrado afirmou, assim como já havia decidido a ministra Rosa Weber,no entanto, que o entendimento não pode ser analisado antes do registro de candidatura. O rito para julgamento dos registros pelo Tribunal Superior Eleitoral vai se estender até 17 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno da eleição, em 7 de outubro.
A declaração foi registrada na rejeição de uma ação apresentada pelo cidadão Manoel Pereira Machado Neto, que pedia a "
imediata declaração de inelegibilidade" de Lula antes mesmo da oficialização no TSE.
Apesar de recusar a legitimidade do pedido, Fux opinou que o posicionamento dele a respeito do tema é "
público e notório".
Por:
metro1
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.