POLÍTICA / Lula lança pré-candidatura à presidência: estratégia ou desespero?

O Partido dos Trabalhadores lança a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. A Sputnik Brasil conversou com especialistas e representantes do PT para saber qual é a viabilidade desta candidatura.
AP Photo / Andre Penner
A advogada especialista em Direito Eleitoral, Paula Bernardelli, em entrevista à Sputnik Brasil, explicou que o lançamento da pré-candidatura de Lula não rerpesenta nenhuma irregularidade jurídica, afirmando que isso só seria analisado pela Justiça Eleitoral no momento em que ele solicitar o registro de candidatura.

"Até a apresentação do pedido de registro de candidatura e a análise desse registro pela justiça eleitoral, nenhum candidato está efetivamente empedido de lançar uma pré-candidatura ou de participar do pleito, ainda que seja réu, ainda que esteja preso", explicou a advogada.

A especialista observou que já houve um caso de mais de 100 prefeitos no país que concorreram com condenação penal e alguns que concorreram presos, destacando que um preso chegou a ser eleito.

Além disso, Bernadelli observou que a situação jurídica de Lula ainda não é definitiva, pois ele "é um preso, mas um preso provisório".

"Ele ainda tem alguns recursos que podem ser analisados pelo tribunal e a própria ilegibilidade dele só será avaliada pela justiça eleitoral no momento da análise do registro", acrescentou.

Já o líder do PT na Câmara dos Deputados, o deputado Paulo Pimenta, conversou com a Sputnik Brasil e frisou que se o Tribunal Superior Eleitoral indeferir o registro de candidatura de Lula, o PT não trabalha com a hipótese de lançar um outro candidato.

"Nós não vamos abrir mão de fazer toda essa disputa jurídica necessária e, portanto, vamos inscrever o presidente Lula no dia 15 de agosto, e vamos manter a sua candidatura, ele estará com certeza na urna.

"E esperamos que quando ele seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal sobre seu direito de participação no processo eleitoral, ele se encontre não na posição de candidato, mas sim de presidente eleito. Nós queremos que o Supremo tenha que se debruçar sobre o presidente eleito, não sobre um eventual candidato", acrescentou o deputado.

Paulo Pimenta também deixou claro que a prioridade do Partido dos Trabalhadores nas eleições é de eleger Lula.

"O PT é um partido nacional, cuja a centralidade de sua estratégia no próximo período é a eleição presidencial, consequentemente a eleição do presidente Lula para voltar a governar o país. Portanto, as alianças estaduais, as táticas de cada um dos estados deverão estar subordinadas ao interesse nacional, a estratégia nacional", destacou o líder do PT na Câmara dos Deputados.

Mesmo preso após condenação em segunda instância, Lula aparece em 1º lugar em todas as pesquisas de intenção de voto.

Por: redebrasilatual
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]