REGIÃO / Chuvas continuam abundantes sobre Ponto Novo e região
A precipitação nas cabeceiras dos rios deve fazer com que a água chegue também à barragem de Ponto Novo, levando esperanças aos agricultores do Projeto de Irrigação de Ponto Novo. O nível da barragem chegou ao estado crítico, tanto que no final de fevereiro de 2017 o fornecimento de água foi interrompido para irrigação.
As safras de umbu e caju deste ano devem ser superiores há anos anteriores, em que se perderam em mais de 80% de suas produções.
A mandioca, cultura presente nos 417 municípios baianos e basicamente desenvolvida por agricultores familiares, também sofreu muito com a seca, com reflexos na renda do produtor e nas prateleiras dos supermercados da cidade, com a elevação do preço da farinha.
O preço das hortaliças também aumentou nas feiras e mercados, por causa da redução da produção, em função da escassez de água, em Ponto Novo, a seca provocou a queda na produção de frutas, em especial banana, manga e maracujá.
As chuvas nesta semana continuam, ao mesmo tempo, trazendo alegria para alguns e transtornos os moradores de bairros da cidade.
Exemplo disso é o que acontece nos bairros Oscar Macedo 2 e Portal das Águas, onde estas comunidades voltaram a registrar alagamentos nas ruas nesta quarta-feira (14/3).
Ontem (13/3) foram registrados 39mm na estação pluviométrica da Web Interativa, as chuvas desta madrugada foram registradas 33mm.
Segundo o Instituto de Meteorologia Climatempo já choveu 32% acima da média para o mês de março na cidade de Ponto Novo.
Por: interativapn
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.