O licuri, considerado “
ouro do sertão”, responsável pela geração de renda de agricultores familiares do semiárido baiano, terá seu momento de destaque neste sábado (19) e domingo (20), com a realização 10ª edição do Festa do Licuri, que neste ano acontece na comunidade Quilombola de Várzea Queimada, no município de Caém, Território de Identidade Piemonte da Diamantina.
 |
Foto: Val Bahia |
O evento tem o objetivo de dar visibilidade aos potenciais naturais existente no semiárido, resgatar a cultura regional, preservar e replantar os licurizeiros, promover um espaço de relações comerciais e troca de conhecimentos, além da valorizar o licuri como importante produto para a segurança alimentar, e geração de renda para agricultores familiares e para a economia do Estado.
A festa é uma iniciativa da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), instituição formada por agricultores e agricultoras familiares, organizados em grupos comunitários de produção, que possuem o licuri como “
carro-chefe” das suas atividades produtivas. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Todos os anos, o Festival do Licuri atrai milhares de pessoas, entre produtores, apreciadores, estudantes, pesquisadores, chefs de cozinha e curiosos que a cada ano contribuem para o crescimento do Festival.
Por:
bahiaeconomica
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.