Os festejos da Independência da Bahia neste domingo (2) começaram logo cedo, as 6h. Neste horário, os moradores da Lapinha — de onde o cortejo sai todos os anos — levantaram para acompanhar a alvorada com queima de fogos, que abriu a programação da data. Há 194 anos, o estado conquistava a liberdade em relação a Portugal, e hoje comemora a conquista sob o tema Salvador - Marco da Independência, coordenado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).
A programação se estende durante todo o dia. Às 9h, serão hasteadas as bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), com o Hino Nacional executado pela Banda de Música da Marinha do Brasil. Logo depois, às 9h30, os carros que levam o Caboclo e a Cabocla serão entregues pelo presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, para o desfile pelas ruas do bairro da Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Pelourinho e Avenida Sete de Setembro. O cortejo vai até ao Largo Dois de Julho, no Campo Grande.
Somente por volta das 17h, o ato deve ser finalizado. Haverá mais uma vez o hasteamento das bandeiras, a colocação das coroas de flores no monumento ao 2 de julho — pelas autoridades — e acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo atleta cabo da Polícia Militar da Bahia, José Francisco Rodrigues. Vale lembrar que, o desfile — especialmente em véspera de eleição — é bem quisto pelos políticos e utilizado como termômetro dos pré-candidatos.
Por:
metro1
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.