Mais 17 municípios estão enquadrados como em situação de emergência devido a desastres naturais.
|
Foto: Val Bahia |
Em decorrência de desastres naturais, mais 17 municípios dos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo foram reconhecidos nesta sexta-feira (30) em situação de emergência. Para garantir acesso às ações de apoio emergencial, a decisão foi publicada pelo Ministério da Integração Nacional no Diário Oficial da União do dia.
A portaria vai permitir que as prefeituras possam solicitar apoio do governo federal para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.
As cidades que receberam a medida por causa das chuvas intensas e enxurradas foram Bom Progresso, Cambará do Sul, Colorado, Eldorado do Sul, Maquiné, Novo Tiradentes, Pareci Novo, Progresso e Vale Verde, no Rio Grande do Sul, e Bom Retiro e Rio do Oeste, em Santa Catarina.
Apoio financeiro
Os municípios gaúchos Caxias do Sul e São José do Sul e a paulista Dracena foram afetados por vendavais e tempestades de granizo. Uarini, no Amazonas, ganhou reconhecimento devido às inundações. O extenso período de estiagem em outros pontos do Brasil também acarretou danos à população e foi reconhecido pelo ministério.
Por essa razão, passam a integrar a lista os municípios de Andorinha (BA) e Santo Antônio do Retiro (MG).
Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O valor do recurso a ser disponibilizado é definido após análise técnica.
Por:
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.