POLÍTICA / Lula e Dilma são acusados de receber US$ 150 milhões em propina da JBS

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff teriam recebido cerca de 150 milhões de dólares em propinas da JBS, segundo afirmou o dono da empresa, Joesley Batista, à Procuradoria.
AP Photo/ Andre Penner
Em sua polêmica delação premiada, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e divulgada nesta sexta-feira, Batista e o diretor da JBS Ricardo Saud disseram que os antecessores de Michel Temer, através do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, recebiam pagamentos em contas no exterior como contrapartida por esquemas ilegais que favoreciam a empresa junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a fundos de pensão.

De acordo com o empresário, os valores permaneceram nessas contas, criadas em 2009 e 2010, até 2014, quando foram utilizados para financiar campanhas eleitorais.
A defesa do ex-presidente Lula divulgou uma nota em resposta a essas acusações, dizendo que "as afirmações de Joesley Batista em relação a Lula não decorrem de qualquer contato com o ex-presidente, mas sim de supostos diálogos com terceiros, que sequer foram comprovados". Já a assessoria de Dilma Rousseff disse que são "improcedentes e inverídicas" as afirmações de Joesley Batista sobre a ex-presidenta, uma vez que ela nunca teve contas no exterior e "jamais tratou ou solicitou de qualquer empresário, nem de terceiros doações, pagamentos ou financiamentos ilegais para as campanhas eleitorais, tanto em 2010 quanto em 2014, fosse para si ou quaisquer outros candidatos".

Assim como Lula e Dilma, vários outros políticos foram citados na delação como beneficiários de esquemas semelhantes envolvendo a JBS, como os senadores José Serra (PSDB-SP), Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Marta Suplicy (PMDB-SP), os deputados João Bacelar (PR-BA) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os ministros Gilberto Kassab (PSD) e Marcos Pereira (PRB), e os governadores Robinson Faria (PSD-RN), Raimundo Colombo (PSD-SC), Cid Gomes (PDT-CE), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Silval Barbosa (PMDB-MT), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), André Puccinelli (PMDB-MS), e Fernando Pimentel (PT-MG).

Por: br.sputniknews.com
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]