Um dos balões do Projeto Loon - que flutuam ao redor da Terra e possibilitam levar internet até locais remotos - caiu em uma comunidade na zona rural de Macaúbas, Bahia, nessa terça-feira (16). Não há registro de feridos.
|
Foto: Junior Castro/ WhatsApp |
O projeto do Google é uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais.
O equipamento foi encontrado em uma mata a região de Lagoa Grande, próximo ao Britador. Não é a primeira vez que acontece tal incidente envolvendo balões do Google em terras brasileiras. Geralmente, quando ocorre, a empresa norte-americana encaminha nota à imprensa comunicando envio de equipe especializada para remover o balão. Ainda comunica às autoridades que controlam o tráfego aéreo. Até o fechamento desta reportagem a empresa não fez nenhum comunicado.
Os balões do projeto Loon têm um diâmetro de 15 metros. Eles são feitos de um plástico muito fino com três milímetros de espessura e são de material biodegradável. Acompanham um painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos, uma caixa no qual inclui rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude. Estações no solo se conectam à infraestrutura local de internet e enviam sinais aos balões.
Os balões se comunicam entre si, formando uma rede de comunicação no céu. As pessoas se conectam à rede de balões por meio de uma antena especial de internet instalada em suas casa, que é capaz de enviar e receber sinais dos balões que sobrevoam a área.
Por:
www.l12.com.br
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.