REGIÃO / Barragem de Pedras Altas está com 26% de sua capacidade

O reporterbahia obteve informações através de Paulo, Gerente da EMBASA Capim Grosso, informações que deixa em alerta toda a população da região, a respeito do volume de água existente hoje na Barragem de Pedras Altas do Mirim.
Com capacidade para 10 milhões de metros cúbicos de água, o referido manancial opera nesse período de estiagem com apenas 26% da sua capacidade, ou seja, 10 milhões de metros cúbicos de água, deixando a EMBASA em alerta a ponto de Paulo, falar no Jornal Transamérica 2ª edição, que é bem possível estar anunciando racionamento em Capim Grosso, devido à estiagem que é muito forte o que contribui ainda mais para a evaporação da água.

Sobre o projeto de ampliação da Barragem informado pelo governador quando esteve na cidade de Queimadas, na região Sisaleira, Paulo informou que o projeto está sendo estudado, mas nada de concreto até o momento, deverá ser trabalhado o sistema de fusegates, como foi implantado na Barragem do França. A tecnologia, inédita no Brasil passou a beneficiar cerca de 100 mil pessoas da região, dos municípios de Miguel Calmon, Mundo Novo e Piritiba, no centro-norte da Bahia, a Barragem do França teve a capacidade de armazenamento ampliada em 30%, graças  a implantação dos fusegates.

A execução do projeto ficou sob responsabilidade da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que presta manutenção e opera as principais barragens da Bahia.

A Barragem de São José do Jacuipe, com capacidade para 360 milhões de metros cúbicos de água opera atualmente com 40% de sua capacidade, ou seja, apenas 12%.

A Barragem do França, localizada no povoado de mesmo nome, está situada no Rio Jacuípe. Construída em 1995, ela ocupa atualmente uma área de 573 hectares e alcança a profundidade de 25 metros. Com a nova tecnologia, o volume de água acumulada passou para 32 milhões de metros cúbicos.

Por: www.reporterbahia.com
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]