Um caminhão de pequeno porte que estava carregado com bois caiu dentro do Rio São Francisco, em Xique-Xique/BA, nesta quarta-feira (08).
|
Moradores também ajudaram no resgate dos animais mortos |
Segundo as primeiras informações, o motorista deixou o veículo estacionado, enquanto saiu a pé. Na sequência, o carro possivelmente desengrenou indo em direção ao rio. A outra versão é que o carro desgovernou – provavelmente faltou freio e foi parar no rio. Aproximadamente cinco animais morreram afogados.
Uma máquina pertencente a prefeitura ajudou no resgate dos animais e do caminhão. Depois do acidente, os animais mortos foram cortados em pedaços e, de acordo com moradores, as carnes seriam distribuídas em açougues da cidade, sem a mínima condição de higiene e certificação de saúde dos animais.
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) tem por finalidade supervisionar, fiscalizar e orientar as ações da política de saúde animal, e atua por meio dos programas oficiais, reunindo as atividades de prevenção, vigilância, controle e erradicação das doenças dos animais.
|
Os animais sendo abatidos às margens do rio São Francisco, em Xique-Xique-BA |
Em sua página, na rede social facebook, Lídice Santos, moradora de Xique-Xique fez um alerta à população: ‘
Hoje 08/03 (sic) aqui em Xique-Xique, na beira do rio e próximo ao Ceasa, um carro com cinco cabeças de gado entrou no rio e os animais morreram afogados. Ainda no local trataram os animais para comercializar.
Atenção população! Esses animais são impróprios para o consumo humano pela forma que morreram e por serem tratados em local inadequado. Por onde anda a Vigilância Sanitária da cidade? Tenham cuidado ao comprar carne, você pode estar consumindo a desses animais’.
A reportagem entrou e contato com a veterinária Milena, responsável pela Adab, em Xique-Xique, mas no momento, ela estava numa audiência no fórum da cidade. O CN conversou com o agrônomo Armando Martins, Coordenador Regional da Adab. Ele assegurou que tanto a Adab quanto a Vigilância Sanitária do Município têm a responsabilidade, neste caso específico, de atuar na fiscalização. E garantiu que todos os procedimentos já foram feitos e não há carnes sendo comercializadas em açougues da cidade. Em Xique-Xique, existe um matadouro municipal.
Por:
Central Notícia
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.