FIQUE SABENDO! / Morre Chico Evangelista, pioneiro do reggae brasileiro
Ex-integrante do Grupo Arembepe, Evangelista ficou conhecido do grande público com a música “Rasta-Pé”, feita em parceria com Jorge Alfredo, com quem lançou o disco Bahia & Jamaica em 1980. Chico foi o primeiro músico a tocar reggae em Salvador, ritmo jamaicano que ele descobriu nos anos 70 quando namorava uma inglesa que lhe apresentou o disco de Bob Marley. A partir de então passou a compor no estilo, inclusive o Reggae da Independência com o qual abocanhou o Festival da TV Tupi em 1979..
A Banda Arembepe, uma das primeiras a explorar o reggae no Brasil, chegou a participar de festivais e a abrir shows de artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Em 1974, gravaram no Rio, pela Odeon, um compacto com as músicas “Iaiá” e “Lá na esquina” — no disco, tiveram as participações de João Donato no piano elétrico e Wilson das Neves na bateria. Em 1975, eles gravaram um segundo compacto (“Rosa mulher” e “Afoxé ponto de Oxossi”), que encerrou sua discografia.
Recentemente Chico, que fez a fusão do reggae com a MPB e o Ijexá de forma brilhante, reencontrou os parceiros do grupo Arembepe, Carlos Lima, Kiko Tupinambá e Dinho Nascimento, em São Paulo, com os quais fez regravações no estúdio Red Bull de canções que agradaram Gilberto Gil, Caetano e João Donato há 40 anos.
Também foi produzido um documentário sobre o grupo que será lançado em meados deste ano, junto com o disco. Antes, Chico Evangelista havia feito outro registro, desta feita no Estúdio Casa das Máquinas, em Salvador, da música Cidade Azul.
Por: sociedadeonline.com / Foto: Reprodução/ Internet

Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.