MUNDO / Matthew ameaça Jamaica, Colômbia e Venezuela como furacão de categoria 4

Ventos de 240 km/h assustam países do Caribe e da América do Sul
Fenômeno também vai gerar ondas fortes e correntes perigosa | Foto: HO / NOAA / AFP

Matthew passou a furacão de categoria 4 nesta sexta-feira, no mar do Caribe, com ventos de 240 km/h que ameaçam a Jamaica e o litoral da fronteira entre Colômbia e Venezuela - advertiram meteorologistas americanos. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami, emitiu uma advertência para o litoral da Península de la Guajira, na fronteira entre Colômbia e Venezuela, e um alerta de furacão para a Jamaica. Também emitiu um alerta de tempestade tropical para o sul da República Dominicana e o Haiti. Uma advertência significa que as condições meteorológicas indicadas são iminentes, enquanto o alerta aponta que tais condições são prováveis.

A Colômbia emitiu um alarme de "alta periculosidade" para a região, o máximo nível de uma escala que vai até quatro. Às 21h (horário de Brasília), Matthew estava 130 km ao noroeste de Punta Gallinas, na Colômbia, e se deslocava para o sudoeste a 15 km por hora, segundo o NHC. "De acordo com as projeções, o centro de Matthew passará pelo norte da Península de la Guajira esta noite (sexta-feira) e percorrerá o centro do mar do Caribe no sábado, até passar perto da Jamaica no domingo".

Os fortes ventos do furacão se estendem por 55 km, a partir do seu centro, enquanto os ventos com força de tempestade tropical chegam a uma distância de até 315 km a partir do olho de Matthew, que virará em direção ao noroeste na noite de sábado.

Até sábado, espera-se entre 50 mm e 100 mm de chuvas nas ilhas holandesas de Aruba, Bonaire e Curaçao (conhecidas como ilhas ABC) e partes das costas da Colômbia e da Venezuela, desde a venezuelana Coro até a cidade colombiana de Riohacha. A Jamaica e o sudoeste do Haiti devem esperar precipitações de até 380 mm, que podem causar inundações e deslizamentos de terra.

O fenômeno também vai gerar ondas fortes e correntes perigosas em Porto Rico, La Española, ilhas ABC, Venezuela e Colômbia nos próximos dias, acrescentou o NHC. A temporada de furacões do Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro. Este ano, porém, o primeiro furacão, Alex, formou-se em janeiro, em um episódio meteorológico incomum. Por: Correio do Povo
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]