Lançado no último mês, o aplicativo Pardal — criado para facilitar as denúncias de eleitores a propagandas irregulares, compras de votos e outros crimes eleitorais — já tem mais de três mil casos registrados na Bahia.
De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), até às 11h25 desta quarta-feira (21), Salvador liderava o ranking, com 523 denúncias. Em seguida, aparecem Porto Seguro, com 162, e Maragogipe, com 123 registros. Ao todo, são 3414 casos.
Ainda segundo o TRE-BA, o maior percentual é de denúncias sobre propagandas eleitorais (47%). Crimes eleitorais somam 18%; uso da máquina pública, 9%; compra de votos, 7%; e doações e gastos eleitorais, 4%. Outros são 15%.
Para denunciar, o eleitor precisa preencher o cadastro informando dados obrigatórios como nome, CPF, e-mail, telefone e endereço. Caso houver a necessidade de sigilo, o eleitor deve solicitar à Justiça Eleitoral. Além disso, é necessário encaminhar elementos que indiquem a existência do fato noticiado como vídeos, fotos ou áudios. O Pardal garante a localização geográfica mais precisa do local onde a irregularidade está e permite que o eleitor acompanhe a tramitação da denúncia. Por:
Metro 1/ Foto:
Reprodução
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.