BRASIL / Pesquisa comprova: armas de fogo matam 2,6 vezes mais negros que brancos
O levantamento mostrou igualmente, que, no mesmo período, enquanto houve queda de 27% nas taxas de mortalidade de brancos por esta causa, houve aumento de 9,9% nas de negros.
Conforme o estudo, no ano de 2003, em números absolutos foram 13.224 homicídios por armas de fogo que vitimaram pessoas brancas, e, em 2014, esse número caiu para 9.766. Em contrapartida, o número de vítimas negras passou de 20.291 para 29.813. Entre os brancos a taxa de mortos a cada 100 mil habitantes caiu de 14,5 para 10,6 e entre os negros saltou de 24,9 para 27,4.
O estudo aponta ainda que, historicamente, as mortes por armas de fogo são concentradas entre jovens de 15 a 29 anos, e que 94,4% dos brasileiros mortos por armas de fogo são homens.
O Mapa da Violência compõe desde 1998 uma série de estudos feitos pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, tendo como temática a violência no Brasil. Waiselfisz é vinculado à Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
A cada duas horas, uma mulher é vítima de agressão sexual no Estado do Rio/ELZA FIÚZA/AGÊNCIA BRASIL |
“Temos um problema racial grave que permite que negros sejam mais mortos que brancos, o estado precisa mostrar que não há racismo fazendo com que o risco da população seja pequeno e seja igual para todos os segmentos, cores/raças” – diz o especialista. Por: Sputnik News
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.