REGIÃO / Frigorífico vai continuar abatendo jumentos em Miguel Calmon

Atividade foi suspensa na tarde de segunda-feira (18), por orientação do Ministério Público
No último dia 11, mais de 300 animais foram abatidos
O frigorífico Frigocezar, instalado há pouco mais de dois anos no município de Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina, vai continuar fazendo o abate de jumentos na Bahia, em conformidade com a portaria de n˚ 255, publicada em 29 de junho de 2016, pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que legaliza a atividade.

O abate dos jumentos, suspenso na tarde de segunda-feira (18), por orientação do Ministério Público do município de Miguel Calmon, na Chapada Diamantina, será retomado assim que as recomendações do órgão forem atendidas.
Animais ficam confinados no local durante 24 horas antes do abate
O Frigocezar esclarece, no entanto, que a maior parte das orientações listadas não cabe ao frigorífico, sendo este o único estabelecimento habilitado para atividade na Bahia, segundo as exigências da Adab.

A recomendação que nos compete é a que está relacionada à capacidade de abate diário do frigorífico. Hoje nós temos uma licença que nos permite abater um número inferior de animais em relação à demanda que iremos atender daqui para frente. Toda documentação para que o aumento aconteça, no entanto, já está em fase de atualização e, assim que estiver pronta, a atividade será retomada”, explica o gerente geral do Frigocezar, Israel Augusto.

Augusto faz questão de enfatizar que o abate legal dos equídeos (asininos) é um projeto do Governo do Estado da Bahia, que visa fomentar a criação de jumentos no estado, assim como acontece com outras espécies animais, a exemplo de bovinos, caprinos e ovinos. “Trata-se de uma nova possibilidade de mercado para a Bahia, com a qual o estado irá atrair capital estrangeiro para o investimento em melhoramento genético desses animais, historicamente abandonados nas estradas, sendo responsáveis por centenas de acidentes nas rodovias”, disse.
Frigocezar afirma que este o único estabelecimento habilitado para atividade na Bahia, segundo as exigências da Adab
O Frigocezar reitera ainda que a atividade é inspecionada por veterinários fiscais da ADAB, com o objetivo de conferir se todas as exigências higiênico-sanitárias e de bem-estar animal estão sendo cumpridas, assim como acontece em outros estados como Paraná e Minas Gerais. Por: Agoranabahia
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]