POLÍTICA / Roubo de dinheiro da saúde pode ser bem maior
A operação Copérnico, realizada nesta sexta-feira (22), pela Polícia Federal (PF), com participação da Controladoria Geral da União (CGU), pode ter um desdobramento bem maior do que o que foi apurado até agora, quando um empresário foi preso, sete foram levados a depor enquanto outros 16 mandados de busca e apreensão foram realizados em Salvador, Candeias e São Francisco do Conde.
O esquema montado para desviar dinheiro público, movimentou cerca de 750 milhões de reais, sendo que desse total, em torno de R$ 70 milhões não foram aplicados na saúde como era o objetivo. As prefeituras, segundo a PF e a CGU, não fiscalizaram os valores repassados a empresas que gerenciavam algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Postos de Saúde e hospitais.
A investigação apura fraudes que passam pelas fraudes em licitações, conseguindo, inclusive, a confissão de um prefeito que não teve o nome relevado, de que havia “carta marcada” para que um grupo ganhasse a concorrência.
Depois dessa apuração que vem sendo feita há pelo menos dois anos, os investigadores concluíram que há muito mais para ser apurado, inclusive em outras cidades. Já estão sendo investigados possíveis desvios de dinheiro que deveria ser usado no Sistema Único de Saúde (SUS), nos municípios de Lauro de Freitas e madre de Deus, ambos na Região Metropolitana de Salvador.
O Agoranabahia ouviu a Controladoria Geral da União e a Polícia Federal que operaram em conjunto nesta sexta-feira. Os detalhes divulgados pelos órgãos, são preocupantes, mostrando o total descaso dos dirigentes públicos com a saúde da população. Através das entrevistas, é possível ver que as investigações devem mesmo demorar bastante e mais: prefeitos e auxiliares, além de prestadores de serviços de muitas cidades são cúmplices em crimes que a cada dia parecem mais comuns. Por: Agoranabahia

Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.