POLÍTICA / Roubo de dinheiro da saúde pode ser bem maior

Polícia Federal e Corregedoria Geral da União já estão investigando outros municípios onde há indícios de fraudes
A operação Copérnico, realizada nesta sexta-feira (22), pela Polícia Federal (PF), com participação da Controladoria Geral da União (CGU), pode ter um desdobramento bem maior do que o que foi apurado até agora, quando um empresário foi preso, sete foram levados a depor enquanto outros 16 mandados de busca e apreensão foram realizados em Salvador, Candeias e São Francisco do Conde.

O esquema montado para desviar dinheiro público, movimentou cerca de 750 milhões de reais, sendo que desse total, em torno de R$ 70 milhões não foram aplicados na saúde como era o objetivo. As prefeituras, segundo a PF e a CGU, não fiscalizaram os valores repassados a empresas que gerenciavam algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Postos de Saúde e hospitais.

A investigação apura fraudes que passam pelas fraudes em licitações, conseguindo, inclusive, a confissão de um prefeito que não teve o nome relevado, de que havia “carta marcada” para que um grupo ganhasse a concorrência.

Depois dessa apuração que vem sendo feita há pelo menos dois anos, os investigadores concluíram que há muito mais para ser apurado, inclusive em outras cidades. Já estão sendo investigados possíveis desvios de dinheiro que deveria ser usado no Sistema Único de Saúde (SUS), nos municípios de Lauro de Freitas e madre de Deus, ambos na Região Metropolitana de Salvador.

O Agoranabahia ouviu a Controladoria Geral da União e a Polícia Federal que operaram em conjunto nesta sexta-feira. Os detalhes divulgados pelos órgãos, são preocupantes, mostrando o total descaso dos dirigentes públicos com a saúde da população. Através das entrevistas, é possível ver que as investigações devem mesmo demorar bastante e mais: prefeitos e auxiliares, além de prestadores de serviços de muitas cidades são cúmplices em crimes que a cada dia parecem mais comuns. Por: Agoranabahia
Veja o áudio das entrevistas completas:
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]