REGIÃO / Sede da SIT, antigo DERBA de Jacobina, deverá ir para Miguel Calmon
A Superintendência de Infraestrutura Terrestre - SIT - órgão criado no final do governo Wagner, após a extinção do DERBA, ainda falta ser regulamentado pelo governador Rui Costa (PT). Mas o que tem chamado à atenção nos bastidores é que o município de Jacobina, sede da antiga Residência do DERBA desde a década de 1960, deverá perder este posto. A informação foi confirmada pelo Mais Política por fontes ligadas a Secretaria de Infraestrutura da Bahia.
"Internamente, na SIT, uma nova distribuição da malha foi feita em toda a Bahia. E nesta distribuição, Jacobina não é mais o centro. O centro geográfico da nova malha rodoviária da região é Miguel Calmon", disse um dos interlocutores.
Dentro da extinta estrutura do DERBA, o município de Jacobina compunha uma das 20 residências de manutenção (RM) de todo o Estado. A 4ª RM Jacobina era responsável pela manutenção de mais de 740 Km de estradas em toda a região.
Com a transferência do antigo DERBA para Miguel Calmon, Jacobina perde mais um órgão estratégico na nova organização da infraestrutura que integra a administração estadual. "Uma licitação deve acontecer agora em junho para recuperação das estradas e até meados de julho a SIT deverá estar montada em Miguel Calmon", disse uma das fontes que pediu para não ser identificada.
O governador Rui Costa assinou empréstimo com o Banco Mundial nesta terça-feira (31) de US$ 200 milhões, equivalente a R$740 milhões, para o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais, Premar.
Já o espaço físico do DERBA de Jacobina deve de fato ser utilizado para abrigar a sede da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar.
Na região ficará mantida a sede da SIT de Senhor do Bonfim, antiga 13ª RM do DERBA, e a de Itaberaba, antiga 5ª RM. Além da criação da SIT de Miguel Calmon, com a saída de Jacobina, deverá ser criada a de Irecê, com a extinção de Morro do Chapéu. Por: Rota324 / Informações do Mais Política
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.