MEIO AMBIENTE / Mortandade de peixes no Marimbus assusta pescadores de Andaraí

Peixe morto boiando no pantanal do Marimbus. Foto: Edmilson Barbosa
Nos últimos dias os pescadores que moram na região do pantanal dos Marimbus, localizado no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, têm se espantado com a quantidade de peixes mortos que tem aparecido na região. Eles, que aguardavam uma melhora na pesca após os recordes de chuvas dos últimos meses, estão surpresos com essa situação. Segundo o pescador Luís Alves, nunca antes tinha se visto morrerem peixes de tucunaré nessa região. Mas esse fato tem ocorrido com várias espécies, como piau e traíra. “Tem 10 anos que pesco aqui e nunca vi uma situação dessa”, revelou Maurício Santos, outro pescador prejudicado.
Técnicos do Inema e da prefeitura local estudam para saber qual a causa da mortandade Foto: Ascom Andaraí
Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) foi até o local para coletar amostras da água para exames em laboratório, uma vez que ainda não se tem ideia do que possa estar causando a morte dos peixes. Por enquanto existem duas hipóteses. Uma de contaminação por agrotóxico e outra é o aumento de matéria orgânica no rio, através de despejo de esgoto doméstico em seu leito.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Andaraí, as análises preliminares da água do pantanal detectaram teor baixo de oxigênio. Tanto os pescadores, quanto os representantes públicos afirmam que os pescados no rio nesse momento não sejam comercializados, sob o risco de causar problemas de saúde aos seus consumidores. Em breve, a equipe do Inema apresentará um relatório com os resultados das coletas. Jornal da Chapada com informações da Ascom Andaraí
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]