De acordo com o governo do Estado, os focos de incêndio de grandes proporções foram debelados na noite da última quarta-feira (18) nas margens da BR-242, próximo à comunidade de São João e Pai Inácio, na Chapada Diamantina. “
Com a ajuda do Corpo de Bombeiros e dos brigadistas que dão suporte ao controle do fogo, conseguimos debelar a queimada. Hoje [nesta quinta-feira, 19], será feito o rescaldo na região para garantir que não apareçam novos focos”, disse o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que afirmou que há evidências no local de que o incêndio foi criminoso.
Clique aqui e continue lendo...
Apesar da confirmação, ainda não é possível saber a motivação do crime. “Essa ação prejudica toda a região, uma vez que há uma imensa perda de patrimônio biológico e ambiental local, com supressão de vegetação, animais, além de impactos sobre a água e emissão de CO² [gás carbônico] na atmosfera, interferindo no clima”. Ele solicitou às pessoas que refletissem “sobre o mau que estão fazendo à humanidade por conta dessa ação criminosa”.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, explica que é possível constatar que o incêndio foi criminoso, pois ele deixa rastros. “O autor do sinistro tem a certeza que o fogo vai proliferar. Mas as equipes dos bombeiros, com apoio dos brigadistas e da comunidade local não têm poupado esforços para combater os focos, dando um suporte fundamental ao combate ao incêndio”, explicou. Por: metro1.com.br