FIQUE SABENDO! / Globo e você: ainda tem algo a ver?

Eu já comentei nesta coluna que a Bahia tem o segundo maior público da Globo no Brasil, só perdendo para os catarinenses de Florianópolis. Mesmo assim, a audiência da emissora também está caindo entre os fiéis baianos. Em outros Estados, como São Paulo, a emissora já perdeu mais de um quarto das TVs ligadas na última década. Além de perder público para outras emissoras, também está sendo afetada negativamente pela TV paga (embora seja dona de pelo menos 50 canais - isso mesmo - nesse meio), pela internet, pelos games e, mais recentemente, pela Netflix. Quando eu era garoto, costumava-se dizer que a Globo mandava no país. Hoje sabemos que isso não era maledicência.  Hoje é pública e notória a relação promíscua que a emissora manteve por décadas com a ditadura militar: em troca de apoio explícito, militares ajudaram a Globo a construir a primeira e maior rede de TV do país (com uma boa mãozinha da Embratel). Até a Globo admitiu e se desculpou recentemente por esse apoio aos militares. Ok, embora agora seja meio tarde demais para desculpas. O que me chama a atenção é que essa onda de "sinceridade" da TV Globo nos últimos anos, curiosamente, coincide com o seu período de perda de audiência. 2015, por exemplo, vai entrar para a história da emissora como o ano em que ela contabilizou as piores derrotas já sofridas para a Record e para o SBT.
Clique aqui e continue lendo...
Derrotas tão doloridas que a fizeram alterar sua antes imaculada grade de programação em horário nobre por causa da novela Os Dez Mandamentos (sem sucesso, aliás); e ser obrigada a tirar (mais) um programa do ar, Tomara que Caia, por causa das derrotas sequenciais para o octagenário Silvio Santos aos domingos à noite. Até a Band, com o MasterChef de Ana Paula Padrão, andou beliscando o traseiro da "Vênus Platinada". Falando nisso, o símbolo cai bem: a Globo parece estar perdendo os braços, como a estátua da deusa grega que está exposta no Louvre. Eu cubro televisão há exatos 20 anos. Quando troquei a cobertura política e comecei nesta área, em 1996, a Globo tinha programas que davam 60 pontos de ibope. Novela sua que não desse 50 pontos de média era considerada um fracasso.
Audiência: O Fantástico chegava a ter audiência de 70% das TVs ligadas no país. Nenhuma emissora investia no horário das 20h porque o Jornal Nacional condenaria o programa rival ao traço de audiência. Isso acabou, e talvez nunca mais ocorrerá novamente. E a culpa é da própria Globo. Nos últimos dez anos, pelo menos, a emissora perdeu a ligação que tinha com a realidade do país, os telespectadores, e cada vez mais perde sua fidelidade e, por que não dizer, seu amor. A Globo perdeu o rumo em quase todas as áreas. O JN virou um jornalão sem sal e sem furos jornalísticos. As novelas viraram um eterno clichê (por que raios há tantos bebês trocados, porque todo rico é sempre vilão e todo pobre é bom caráter? Isso me cheira a maniqueísmo que nem a emissora acredita. Programas de sucesso no passado hoje viraram micos, e só não saem do ar porque não há nada para substitui-los: Domingão? Video Show? Esporte Espetacular? O horror, o horror... Tenho de esclarecer que toda essa análise acima é algo que só nós, jornalistas da área, e alguns espectadores mais atentos percebem com clareza. Porque agências de publicidade e anunciantes ainda são totalmente fieis à emissora. Em números: dos R$ 40 bilhões gastos no Brasil em publicidade em 2014, o Grupo Globo inteiro (incluindo afiliadas, rádios, publicações, canais pagos, etc) ficou com quase metade. Eis um verdadeiro mistério que desafia todas as teorias econômicas: enquanto o público e ibope da emissora caem, seu faturamento sobe. Eis o milagre bíblico da Globo, mais difícil de entender que a abertura do Mar Vermelho por Moisés. Fonte: ATarde
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads
top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]