FIQUE SABENDO! / Mosquito da família Aedes Aegypti chega à Bahia e pode transmitir até sete doenças

A Secretaria Estadual de Saúde na Bahia, a Sesab, está realizando procedimentos para impedir a proliferação de um novo tipo de mosquito que chegou ao Estado. O Aedes Albopictus é uma variação do Aedes Aegypti e pode estar chegando à Bahia em containers localizados em navios mercantes vindos da Ásia. Conhecido como “Mosquito Tigre”, o Albopictus transmite sete doenças, além da tríplice viral que já atinge a Bahia de forma epidêmica (dengue, chikungunya e zika vírus). Entre as outras doenças que podem ser transmitidas estão a febre amarela, a febre do Nilo e a febre de Mayaro. Vale ressaltar que, para transmitir a doença, o mosquito precisa inicialmente contrair o vírus. Assim, doenças que o Aedes Albopictus transmite e que ainda não circulam na Bahia não representam um risco à população. De acordo com o subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, que também é infectologista, ainda neste mês equipes da Sesab irão começar a aplicar inseticidas nos containers que chegarem à capital baiana com o intuito de evitar a proliferação do mosquito, que é originário de regiões com savanas e florestas. Pessoas que foram infectadas pela dengue, chikungunya ou pelo zika vírus podem desenvolver uma síndrome neurológica que pode causar paralisia e até levar à morte. De acordo com o último boletim atualizado pela Sesab, 48 casos da Síndrome de Guillain Barré já foram confirmados no Estado. Três mortes estão sendo investigadas. Incialmente o órgão havia divulgado um número maior de casos, mas alguns pacientes tiveram seus diagnósticos modificados.
A Secretaria Estadual de Saúde na Bahia, a Sesab, está realizando procedimentos para impedir a proliferação de um novo tipo de mosquito que chegou ao Estado. O Aedes Albopictus é uma variação do Aedes Aegypti e pode estar chegando à Bahia em containers localizados em navios mercantes vindos da Ásia. Conhecido como “Mosquito Tigre”, o Albopictus transmite sete doenças, além da tríplice viral que já atinge a Bahia de forma epidêmica (dengue, chikungunya e zika vírus). Entre as outras doenças que podem ser transmitidas estão a febre amarela, a febre do Nilo e a febre de Mayaro. Vale ressaltar que, para transmitir a doença, o mosquito precisa inicialmente contrair o vírus. Assim, doenças que o Aedes Albopictus transmite e que ainda não circulam na Bahia não representam um risco à população. De acordo com o subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, que também é infectologista, ainda neste mês equipes da Sesab irão começar a aplicar inseticidas nos containers que chegarem à capital baiana com o intuito de evitar a proliferação do mosquito, que é originário de regiões com savanas e florestas. Pessoas que foram infectadas pela dengue, chikungunya ou pelo zika vírus podem desenvolver uma síndrome neurológica que pode causar paralisia e até levar à morte. De acordo com o último boletim atualizado pela Sesab, 48 casos da Síndrome de Guillain Barré já foram confirmados no Estado. Três mortes estão sendo investigadas. Incialmente o órgão havia divulgado um número maior de casos, mas alguns pacientes tiveram seus diagnósticos modificados. Fonte: Aratu
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]