BRASIL / USINAS TERMELÉTRICAS OPERAM NO LIMITE DEVIDO A FALTA DE CHUVA

Levantamento feito pela Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget) com dados oficiais do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostra que o percentual médio das usinas paradas, em manutenção, saltou no segundo semestre do ano passado.

Se em 2013 esse índice oscilou entre 2% e 5%, em 2014 essa parcela variou entre 4% e 11% - o pico foi registrado em setembro, quando seis usinas pararam. Segundo a Abraget, o padrão mundial considerado tolerável é de 5%. Este limite foi alcançado em agosto e superado nos dois meses seguintes.
Nos 12 meses encerrados em novembro do ano passado, as termelétricas responderam por 22% da energia produzida no Sistema Interligado Nacional (SIN) - mais que o dobro dos 10% no mesmo período de 2012, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Essas usinas, hoje, geram um recorde de 17 mil MW por dia, diante de uma capacidade total de 21,6 mil MW no SIN. O trabalho intensificado significa mais manutenções.
Hoje, quem está suportando o sistema interligado são as termelétricas. É uma quantidade considerável, em sua maioria em gás natural. Quando ficam muito tempo em uso contínuo, aumenta-se a necessidade de manutenção em relação ao previsto na época do leilão. Você precisa fazer mais manutenções e tem penalizações indevidas para os períodos de parada não programada, porque tem de comprar a energia não gerada no preço spot (do mercado de curto prazo)”, explicou o presidente da Abraget, Xisto Vieira Filho. (OG)
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]