BRASIL / SÃO PAULO: Cantareira saiu do 2º volume morto. O que isso significa?

Após atingir a sua 20º alta seguida em fevereiro, o Sistema Cantareira finalmente recuperou a 2º cota do volume morto e opera com 10,7% de sua capacidade. A chuva acima da média que caiu no Cantareira em fevereiro favoreceu esta recuperação, mas isso não indica nem de longe o fim da crise hídrica enfrentada por São Paulo. Operando na primeira cota do volume morto, os reservatórios ainda estão abaixo de sua capacidade mínima e os próximos meses devem ser de estiagem, como a maioria dos invernos. Ao todo, foram “emprestadas” duas cotas de água do volume morto num total de 29,2%. A primeira, de 18,5% foi disponibilizada em meados de maio de 2014, mas efetivamente só começou a ser usada a partir de 12 de junho de 2014 quando acabou o volume útil do Cantareira.

Pouca chuva - Nesta última semana de fevereiro, o Cantareira ainda terá pancadas de chuva, segundo a Climatempo. O volume destas pancadas deve ser moderado, aumentando pouco o nível dos reservatórios. Na última semana, o jornal Folha de S.Paulo publicou que projeções do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e da Sabesp apontavam que o rodízio de água poderia ser evitado se as chuvas conseguissem elevar o nível do Cantareira a um patamar entre 13% e 14% até o final de março e se as obras previstas para elevar a capacidade dos reservatórios não atrasassem. O governador, no entanto, negou que esse número esteja sendo adotado pelos técnicos da Sabesp. Especialistas também consideram o número inconsistente, já que dentro dos 14% o Sistema ainda estaria operando dentro do volume morto. “Esses 14% não vão fazer a gente ter água do volume normal do Sistema Cantareira. Embora o Sistema Cantareira tenha apresentado uma resposta positiva, nós estamos ainda estamos devendo muita água e estamos muito longe de atingir um nível que seja considerado de volume útil de água. A expectativa é de um 2015 com todo um período de estiagem onde podemos passar ‘devendo’ água”, disse a meteorologista Josélia Pegorim. (Terra)
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]