BAHIA / Ibama desativa depósitos do tráfico de fauna no interior do estado da Bahia

Brasília (29/01/2015) – No período de 11 a 21 de dezembro, a fiscalização do Ibama realizou a Operação Blu, que teve por objetivo desativar depósitos ilegais de fauna localizados próximos às áreas-fonte para captura de animais silvestres na região Nordeste. Durante a ação, mais de 500 animais foram apreendidos e seis depósitos de animais silvestres, desativados, sendo aplicados, no total, R$ 850 mil em multas.
Nos depósitos, os animais vão sendo acumulados para posterior comercialização, alimentando o tráfico de animais silvestres. Entre os depósitos desativados, destaca-se um no município de Brejolândia/BA, onde foram encontrados mais de 100 animais, entre cardeais, sabiás e coleiros, prontos para serem comercializados. No local, foram encontradas gaiolas com o objetivo exclusivo de se amansarem animais capturados. Além destes, foram desmontados depósitos de jabutis e de animais pouco comuns no tráfico de fauna, como gralhas e carcarás.
Segundo o coordenador da operação, Roberto Cabral Borges, seguindo o disposto em Lei e avaliação técnica, 98% dos animais apreendidos foram soltos em seu habitat. Além disso, ele reforça a importância das denúncias feitas pela população: “A Operação Blu foi inteiramente proposta com base em um trabalho de inteligência a partir das informações registradas no Sistema Linha Verde de Ouvidoria. Assim, é muito importante que a população continue registrando os crimes contra a natureza, pelo telefone 0800-61-8080”.
O nome da operação surgiu em alusão ao personagem principal da animação “Rio”, que conta a história de uma ararinha-azul que é vítima de traficantes de animais silvestres. Ações nestas áreas-fonte diagnosticadas pelo Ibama são importantes, pois auxiliam na coibição da captura e permitem uma reintegração mais fácil dos animais apreendidos à natureza. (Ascom/Ibama * Fotos: Silvia Viana/Ibama)
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]