REGIÃO / PINTADAS: Feira reunirá empreendimentos da Economia criativa, Solidária e Feminista da Bacia do Jacuípe

Nos dias 11 e 12 de dezembro o município de Pintadas vai sediar a Feira de Economia Criativa, Solidária e Feminista da Bacia do Jacuípe. O evento contará com presença de cerca de 30 grupos acompanhados pelo Centro Público de Economia Solidária, organização responsável pelo assessoramento dos empreendimentos econômicos solidários da região. Os visitantes vão poder apreciar artesanato de barro, de palha e tecido, artigos de decoração, além de sequilhos, biscoitos, beijus, temperos e vários produtos que formam uma pequena amostra da diversidade e da identidade cultural da região.

A feira também recebe grupos produtivos do projeto Mulheres em Rede, executado pela Rede Pintadas com apoio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a erradicação da pobreza e o empoderamento econômico, político e social de mulheres, promover a articulação em rede, a formação e qualificação dos empreendimentos na perspectiva da economia feminista e solidária.
A Feira acontece dentro da programação do Festival Nacional Pensar Filmes, de 10 a 13 de dezembro, que vai reunir diversos segmentos culturais, gestores públicos, autoridades políticas e representantes dos movimentos sociais de todo o território. Além do espaço de comercialização, os participantes vão poder participar de debates sobre Gênero, Economia Solidária, além de oficinas, shows musicais e performances culturais.

Economia Solidária como ferramenta de transformação
Clique aqui e continue lendo...
A economia solidária é uma forma de organização socioeconômica que tem como objetivo a geração de renda sem exploração do trabalho e dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. São cooperativas, associações, grupos de produção (formais e informais) e clubes de trocas que se unem pelos princípios da autogestão, democracia, participação, cooperação, respeito ao meio ambiente, igualdade de direitos, comércio justo, consumo consciente.
O Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe (CESOL) é um projeto executado pela Rede Pintadas através de contrato com Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (SETRE), por meio do Programa Vida Melhor e já atendeu mais de 150 grupos e organizações nos últimos dois anos.

"Nossa proposta é disseminar uma cultura solidária em todos os aspectos, estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos de economia solidária e mostrar a grande diversidade que temos no território, capaz de gerar renda e inclusão sociais", afirma o coordenador do CESOL, Hélio Alves.

A concepção da Economia Solidária e Feminista passou a fazer parte da história das mulheres do Território da Bacia do Jacuípe a partir dos processos de formação da Rede Pintadas e do Centro Público, com base nos princípios da Marcha Mundial de Mulheres. "Trabalhamos a ideia de que é preciso transformar a economia, mudar o mundo e a vida das mulheres. Com esse olhar aprendemos que a economia é parte da experiência cotidiana de produção e que nós podemos ser protagonistas desse processo estruturante da sociedade de forma solidária e cooperativa" afirma Cleidnea Bastos, articuladora de mulheres da Bacia do Jacuípe.

Segundo Cleidnea, a economia solidária é uma ferramenta de luta para romper com as estruturas da sociedade capitalista, racista e patriarcal. "Precisamos transformar a lógica dos interesses do mercado, reconhecer e valorizar a experiência histórica das mulheres que garantem em seu cotidiano a sustentabilidade e o equilíbrio da vida", destaca. (vr14)

Mais informações:
(75) 3693-2129/ 81032235
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]