Dados da Federação Baiana de Saúde (Febase) indicam que 85% dos partos realizados na rede privada da Bahia são cesarianos e 15% são normais. O índice é proporcionalmente inverso ao indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que apenas 15% dos partos sejam feitos por meio do procedimento cirúrgico.
A taxa nacional é ainda maior do que a baiana. No Brasil, em cada 100 partos, 88 são cesarianas. Estes dados, considerados alarmantes por autoridades de saúde, integram a pesquisa "Nascer no Brasil", que será lançada nesta sexta-feira, 29, às 9h, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-Ufba), no Canela.
Clique aqui e continue lendo...
O estudo, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entrevistou 24 mil mulheres e foi executado em maternidades públicas, privadas e mistas.
A pesquisa incluiu 266 hospitais de médio e grande portes, localizados em 191 municípios. Todas as capitais dos estados brasileiros foram incluídas, além de cidades do interior.
Somados os nascimentos nas redes pública e privada do Brasil, a cesariana é realizada em 52% dos casos, segundo o levantamento.
Para a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal, a cesariana representa um risco a mais para mulheres e bebês.
"O índice elevado se deve a uma cultura arraigada no Brasil de que o procedimento é a melhor maneira de se ter um filho. Em parte porque, no Brasil, o parto normal é realizado com muitas intervenções e dor", afirma a pesquisadora.
Mudança
O levantamento aponta que 70% das mulheres pesquisadas desejavam o parto normal quando engravidaram. Entretanto, 52% delas passaram por cesariana. Na rede de saúde privada, apenas 15% das que desejavam tiveram parto normal.
"Há, certamente, uma influência do pré-natal na decisão das mulheres pelo tipo de parto, mas as amigas e os familiares também influenciam. Não se pode, entretanto, deixar de destacar que é uma visão equivocada achar que a cesariana é a forma mais segura para parir", explica Maria do Carmo.
O presidente da Febase, Marcelo Brito, diz que uma parcela das cesarianas é opção da paciente, e outra parte, pela dificuldade de conseguir vagas em leitos de obstetrícia. "Muitas mulheres ficam com receio de não conseguir vaga e preferem marcar o dia, para garantir o leito", afirma.
Ele conta que os hospitais dão preferência a leitos para serviços de alta complexidade em detrimento de obstetrícia. "Os repasses dos convênios são muito baixos", completa Brito.
Doutora em saúde coletiva, a professora do ISC Estela Aquino, que coordena o evento desta sexta, ressalta que os dados apontados pela pesquisa poderão alimentar as políticas públicas de saúde.
Ela afirma que a cesariana é um recurso fundamental para casos de complicação, em que a vida da mulher ou do bebê esteja em risco: "Um dos pontos do estado é a influência da cesariana no parto prematuro, que tem influencia negativa no desenvolvimento do bebê".
Rede pública
Na Bahia, 63% dos partos realizados na rede pública foram normais, enquanto 37% tiveram a interferência cirúrgica. No Brasil, o índice de nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi de 46%.
Manoel Miranda, coordenador da Rede Cegonha, afirma que, nas unidades hospitalares de média complexidade, o índice de cesarianas chega a ser menor do que o indicado pela OMS. "Nos hospitais de alta complexidade, como o Roberto Santos, já conseguimos reduzir o número de cesarianas", afirma.
Segundo ele, o estado também realiza um trabalho no interior do estado. "Estamos abrindo leitos com enfermeiros obstetras, que já é meio caminho andado para se ter um parto normal", diz. Fonte: atarde.uol.com.br/bahia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:
[REGIÃO][stack]
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:
[POLÍTICA][stack]
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE
[ESPORTE][stack]
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:
[MEIO AMBIENTE][stack]
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:
[VÁRZEA DA ROÇA][stack]
NOTÍCIAS POR CATEGORIAS:
- ACREDITE SE QUISER
- ANÚNCIOS
- BA-130
- BACIA DO JACUÍPE
- BAHIA
- BAIXA GRANDE
- BARRAGEM
- BOA NOTÍCIA
- BOM EXEMPLO
- BRASIL
- CAÉM
- CAMPO FORMOSO
- CAPELA DO ALTO ALEGRE
- CAPIM GROSSO
- CARNATAL
- CELEBRIDADES
- CHAPADA DIAMANTINA
- CIÊNCIA
- CONCEIÇÃO DO COITÉ
- CULINÁRIA
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESTAQUE
- DICAS DE SAÚDE
- É RIR PRA NÃO CHORAR
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- ENTRETENIMENTO
- ESPORTE
- FAMOSOS
- FEIRA DE SANTANA
- FEIRA LIVRE
- FILADÉLFIA
- FIQUE SABENDO!
- FOTOS
- GAVIÃO
- HISTÓRIA
- HUMOR
- IPIRÁ
- IRECÊ
- ITABERABA
- ITIÚBA
- JACOBINA
- JUAZEIRO
- LAMENTÁVEL
- LENÇÓIS
- MAIRI
- MAU EXEMPLO
- MEIO AMBIENTE
- MIGUEL CALMON
- MORRO DO CHAPÉU
- MUNDO
- MUNDO NOVO
- NORDESTE
- NOVA FÁTIMA
- PÉ DE SERRA
- PEGA FOGO CABARÉ
- PINTADAS
- PIRITIBA
- POLÉMICA
- POLICIAL
- POLÍTICA
- PONTO NOVO
- PRECONCEITO
- PREPARE O BOLSO
- PRESENTE DE GREGO
- QUEIMADAS
- QUIXABEIRA
- Rádio Ouricuri no celular
- REGIÃO
- RELIGIÃO
- RIACHÃO DO JACUÍPE
- RUY BARBOSA
- SALVADOR
- SANTALUZ
- SÃO JOÃO
- SÃO JOSÉ DO JACUÍPE
- SÃO PAULO
- SAÚDE
- SERRINHA
- SERROLÂNDIA
- TANQUINHO
- TECNOLOGIA
- TUDO PASSA E A VIDA CONTINUA
- TVs
- UMBURANAS
- UTINGA
- VALENTE
- VÁRZEA DA ROÇA
- VÁRZEA DO POÇO
- VÁRZEA NOVA
- VEJA VÁRZEA DA ROÇA
- VÍDEO DO DIA
- VITÓRIA
FOTOS:
[verticalposts][FOTOS]
ANÚNCIOS GRÁTIS:
[verticalposts][ANÚNCIOS]
Ouricuri Web Rádio
ESTÚDIO VAL BAHIA
VÍDEO DO DIA:
[slideshow][VÍDEO DO DIA]
Previsão do Tempo:
NOTÍCIA EM DESTAQUE:
Evangélicos presos no 8/1 dizem à PF que foram mobilizados por igrejas
Atos golpistas destruíram prédios dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro Evangélicos bolsonaristas que viajaram a Brasília para ...
AS MAIS VISTAS DA SEMANA:
-
Dia do Voluntário Social O envolvimento de voluntários é fundamental para serviços comunitários, visando auxiliar da melhor forma possí...
-
Fruta mais emblemática da Caatinga nordestina, o umbu entrou na lista de alimentos ameaçados de extinção elaborada pela fundação Slow Foo...
-
Premiere adquire direitos do torneio regional em acordo com o Nosso Futebol e exibirá todas as partidas a partir das Eliminatórias do Norde...
-
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deu um importante passo para a realização do Canal do Se...
-
Processo de migração AM-FM segue ativo no Brasil contemplando a Rádio Morro Verde AM para o FM O Ministério das Comunicações anunciou, no f...
-
Grandes atrações, um espaço com muita comodidade, segurança, comidas típicas e, principalmente, muito arrasta-pé. Assim será o Arraiá do Mo...
-
Boa Tarde meus queridos e amados ouvintes. Em respeito e gratidão a vocês, me sinto na obrigação de comunicar o meu desligamento mais uma v...
SITES E BLOGS INDICADOS:
Pesquisar este blog
ENVIE SEU RECADO:
COMENTÁRIOS:
recentcomments
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.