BAHIA / Mais de 130 mil mudas de palmas serão entregues a agricultores familiares da região de Alagoinhas

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da gerência regional de Alagoinhas, iniciou, esta semana, a distribuição de 131 mil mudas de palmas forrageiras para agricultores familiares da região. A ação faz parte do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar,uma das prioridades do governo do Estado, através da Seagri/EBDA para viabilizar a convivência com o semiárido especialmente nos períodos de estiagem que visa contribuir com a sustentabilidade da bovinocultura de leite na Bahia, em períodos de estiagem.  Criado em 2011, o programa já distribuiu mais de 6 milhões de mudas de palmas, nos 266 municípios do semiárido. A meta é distribuir mais 30 milhões de mudas, até 2015. 
Nesta etapa, as mudas vão beneficiar agricultores familiares dos municípios Aporá, Crisópolis, Pedrão, Ouriçangas e Sátiro Dias, com a implantação de uma Unidade Técnica Didática (UTD) de palma, em cada localidade. Já no município de Itapicuru, serão implantadas duas UTDs, especificamente nos assentamentos Rainha dos Anjos e Bom Jesus das Urtigas, e, em Inhambupe, mais três unidades, sendo uma na Escola Família Agrícola.
Conforme explica o secretário da Agricultura Jairo Carneiro, a reserva alimentar,ao lado da garantia de água para dessedentação animal é um pilar indispensável para a convivência no semiárido e evitar que no futuro os agropecuaristas passem pelos mesmos sofrimentos registrados nessa última seca prolongada.“Após um ano esperamos dobrar a quantidade de raquetes de palma na região, beneficiando outros agricultores para a formação de reserva alimentar para o rebanho, além de manter o nosso banco de sementes”, explica José Osório, gerente regional da EBDA de Alagoinhas.
Por ser rica em sais minerais e composta por 80% de água, a palma é uma grande alternativa nutricional para os rebanhos em períodos de longa estiagem. A técnica do plantio da palma forrageira de forma adensada (diminuição do espaço entre as mudas) é disseminada pelos técnicos da EBDA que prestam Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a agricultores familiares de diversas regiões da Bahia.
Sobre o programa - O Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar visa expandir o cultivo da palma forrageira, por meio da implantação de Unidades Técnicas Didáticas (UTDs) de palma, para complementar e garantir a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura da agricultura familiar. Também incentiva a produção de alimentos, a geração de trabalho, renda e inclusão social. No total já foram instaladas 400 UTDs, com previsão de implantação de mais 100 unidades, até 2015. Fonte: www.noticialivre.com.br
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]