A Anatel determinou a criação de um grupo, com a participação das operadoras de serviços de telecom, para discutir os meios de implementação das novas medidas.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (20) a determinação de que o cliente não precisará mais passar por um atendente para fazer o cancelamento de serviços de telefonia, banda larga ou TV por assinatura.
Ele poderá realizá-lo de forma eletrônica, por telefone, internet ou terminais de autoatendimento. A medida faz parte de um novo e amplo regulamento que detalha direitos e garantias dos consumidores e deverá ser seguido por todas as empresas do setor. A maioria das medidas, como a do cancelamento automático, deverá entrar em vigor em 4 meses, a partir da data de publicação. Se as regras forem publicadas neste mês, valerão a partir de junho.
A Anatel não informou a punição para as empresas que não seguirem as regras.
CLIQUE AQUI E CONTINUE LENDO...
Como é o cancelamento automático
A lei dos call centers, de 2008, já determina que o cancelamento de serviços possa ser feito de forma rápida pelo consumidor. No ano passado, a Anatel mencionou a idéia de que ele pudesse ser feito sem que o cliente tivesse que conversar com um atendente.
A nova regra diz que, quando o cliente optar pelo cancelamento automático, a operadora terá um prazo máximo de 2 dias úteis para efetivar a decisão. Nesse período, o serviço continua em vigor e consumidor pode desistir do encerrá-lo. Nesses 2 dias de prazo, qualquer gasto feito pelo cliente será cobrado mas, ao fim dele, a operadora não poderá mais fazer qualquer tido de cobrança.
Continua valendo a opção de o cliente fazer o cancelamento junto a um atendente: nesse caso, o serviço deve ser encerrado imediatamente.
Crédito do pré-pago
Outra medida definida nesta quinta é que os créditos para celulares pré-pagos terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, não existe prazo mínimo para validade: as empresas são apenas obrigadas a oferecer aos clientes o acesso a créditos com validade para 90 e 180 dias – obrigação que será mantida.
Esse assunto chegou a ser discutido na Justiça: no ano passado, uma decisão judicial proibiu a fixação de prazo mínimo de validade dos créditos e determinou a revalidação daqueles que haviam expirado. Essa decisão, porém, foi suspensa.
De acordo com a Anatel, os créditos com validade eterna trariam prejuízo às empresas e aos próprios consumidores, já que sem a previsão de vencimento a tendência seria o valor do serviço subir. Cerca de 80% dos telefones celulares ativos no país hoje são pré-pagos.
Fatura do pós-pago
A agência também definiu novas regras para garantir direitos de clientes de planos pós-pago de telefonia celular. Entre elas está a criação da fatura detalhada, que deverá informar aos clientes o valor dos tributos cobrados sobre cada serviço contratado por ele.
O regulamento estabelece ainda que as faturas deverão ter um espaço para levar aos usuários desse serviço informações consideradas importantes, como alterações nas condições de provimento de um serviço, expiração de uma determinada promoção, reajuste no valor cobrado por serviços e existência de débitos vencidos. A agência, porém, dá prazo de 2 anos para que essa exigência comece a valer. O objetivo é dar tempo para que as operadoras se adaptem às mudanças.
Outra novidade é que as empresas passam a ser obrigadas a informar o usuário quando o consumo de um serviço, como número de mensagens tipo SMS ou uso de internet móvel, estiver próximo do limite da franquia contratada. Essa regra deverá valer em 18 meses.
Lojas farão atendimento pós-venda
A Anatel também decidiu que as lojas que hoje fazem apenas a venda de celulares e de produtos relacionados serão obrigas também a oferecer atendimento às demanda dos clientes. Isso significa que o cliente poderá procurar as lojas associadas às marcas dessas operadoras para tentar registrar reclamações, solucionar problemas ou mesmo cancelar o serviço.
Operadora tem de retornar ligação
Outra exigência é que as prestadoras retornem as ligações telefônicas quando há queda dela no meio de um atendimento. As centrais das empresas também deverão passar a receber tanto chamadas de telefones fixos quanto celulares.
O regulamento também detalha como deve ser feito o atendimento pela internet. Todas as operadoras serão obrigadas a manter em seus sites um espaço destinado a cada usuário. A Anatel definiu ainda que os consumidores terão prazo de 3 anos para contestar débitos lançados nas contas desses serviços.
E que a emissão de nova fatura sem os valores questionados será gratuita nesse período. Além disso, ao receber uma reclamação desse tipo a prestadora terá 30 dias para responder. Se não cumprir o prazo, terá que devolver em dobro o valor questionado e já pago.
Ofertas e contratação de combos
O regulamento determina que os combos – pacotes de serviços de telefonia, internet e TV por assinatura – devem estar sob um único contrato. E que esse contrato deverá detalhar ao consumidor o valor de cada serviço dentro e fora do combo, para que ele saiba quanto está economizando com a opção pelo pacote.
Ele define ainda que a página na internet das prestadoras desses serviços terá que apresentar todos os planos que estão à venda. E que as ofertas devem estar disponíveis a todos os interessados, inclusive aos que já são seus clientes, sem qualquer tipo de discriminação.
A Anatel determinou a criação de um grupo, com a participação das operadoras de serviços de telecom, para discutir os meios de implementação das novas medidas. G1 Brasilia
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:
[REGIÃO][stack]
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:
[POLÍTICA][stack]
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE
[ESPORTE][stack]
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:
[MEIO AMBIENTE][stack]
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:
[VÁRZEA DA ROÇA][stack]
NOTÍCIAS POR CATEGORIAS:
- ACREDITE SE QUISER
- ANÚNCIOS
- BA-130
- BACIA DO JACUÍPE
- BAHIA
- BAIXA GRANDE
- BARRAGEM
- BOA NOTÍCIA
- BOM EXEMPLO
- BRASIL
- CAÉM
- CAMPO FORMOSO
- CAPELA DO ALTO ALEGRE
- CAPIM GROSSO
- CARNATAL
- CELEBRIDADES
- CHAPADA DIAMANTINA
- CIÊNCIA
- CONCEIÇÃO DO COITÉ
- CULINÁRIA
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESTAQUE
- DICAS DE SAÚDE
- É RIR PRA NÃO CHORAR
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- ENTRETENIMENTO
- ESPORTE
- FAMOSOS
- FEIRA DE SANTANA
- FEIRA LIVRE
- FILADÉLFIA
- FIQUE SABENDO!
- FOTOS
- GAVIÃO
- HISTÓRIA
- HUMOR
- IPIRÁ
- IRECÊ
- ITABERABA
- ITIÚBA
- JACOBINA
- JUAZEIRO
- LAMENTÁVEL
- LENÇÓIS
- MAIRI
- MAU EXEMPLO
- MEIO AMBIENTE
- MIGUEL CALMON
- MORRO DO CHAPÉU
- MUNDO
- MUNDO NOVO
- NORDESTE
- NOVA FÁTIMA
- PÉ DE SERRA
- PEGA FOGO CABARÉ
- PINTADAS
- PIRITIBA
- POLÉMICA
- POLICIAL
- POLÍTICA
- PONTO NOVO
- PRECONCEITO
- PREPARE O BOLSO
- PRESENTE DE GREGO
- QUEIMADAS
- QUIXABEIRA
- Rádio Ouricuri no celular
- REGIÃO
- RELIGIÃO
- RIACHÃO DO JACUÍPE
- RUY BARBOSA
- SALVADOR
- SANTALUZ
- SÃO JOÃO
- SÃO JOSÉ DO JACUÍPE
- SÃO PAULO
- SAÚDE
- SERRINHA
- SERROLÂNDIA
- TANQUINHO
- TECNOLOGIA
- TUDO PASSA E A VIDA CONTINUA
- TVs
- UMBURANAS
- UTINGA
- VALENTE
- VÁRZEA DA ROÇA
- VÁRZEA DO POÇO
- VÁRZEA NOVA
- VEJA VÁRZEA DA ROÇA
- VÍDEO DO DIA
- VITÓRIA
FOTOS:
[verticalposts][FOTOS]
ANÚNCIOS GRÁTIS:
[verticalposts][ANÚNCIOS]
Ouricuri Web Rádio
ESTÚDIO VAL BAHIA
VÍDEO DO DIA:
[slideshow][VÍDEO DO DIA]
Previsão do Tempo:
NOTÍCIA EM DESTAQUE:
Evangélicos presos no 8/1 dizem à PF que foram mobilizados por igrejas
Atos golpistas destruíram prédios dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro Evangélicos bolsonaristas que viajaram a Brasília para ...
AS MAIS VISTAS DA SEMANA:
-
Dia do Voluntário Social O envolvimento de voluntários é fundamental para serviços comunitários, visando auxiliar da melhor forma possí...
-
Fruta mais emblemática da Caatinga nordestina, o umbu entrou na lista de alimentos ameaçados de extinção elaborada pela fundação Slow Foo...
-
Premiere adquire direitos do torneio regional em acordo com o Nosso Futebol e exibirá todas as partidas a partir das Eliminatórias do Norde...
-
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deu um importante passo para a realização do Canal do Se...
-
Processo de migração AM-FM segue ativo no Brasil contemplando a Rádio Morro Verde AM para o FM O Ministério das Comunicações anunciou, no f...
-
Grandes atrações, um espaço com muita comodidade, segurança, comidas típicas e, principalmente, muito arrasta-pé. Assim será o Arraiá do Mo...
-
Boa Tarde meus queridos e amados ouvintes. Em respeito e gratidão a vocês, me sinto na obrigação de comunicar o meu desligamento mais uma v...
SITES E BLOGS INDICADOS:
Pesquisar este blog
ENVIE SEU RECADO:
COMENTÁRIOS:
recentcomments