BRASIL / Mortes no trânsito: Acidentes ou falta de consciência?


Texto: FR Notícias /Informações: G1, Gazeta do Povo, O Globo /Fotos: Google

Parte da pesquisa foi realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), outra parte pelo Instituto Sangari, especializado em pesquisas cientificas.

Após uma série de pesquisas da OMS (Organização Mundial de Saúde), a respeito da violência no trânsito, uma das principais causas de morte no país, foi constatado que o Brasil é o 5° país mais violento no trânsito no mundo. Números apontados pelo Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) mostram que são 150 mortes por dia em todo o país.
 Outro importante levantamento foi realizado pelo Instituto Sangari, especializado em pesquisas cientificas. O estudo aponta que o Brasil é o segundo país do mundo em mortes em acidentes de motos. Nos últimos 15 anos a taxa de mortalidade aumentou 846%, enquanto a de carros, por exemplo, foi de 58%.
 
Em 2011, foram 11.268 mortes no país, contra 3.100 usuários de motos mortos em 2001. O Ministério da Saúde informa que os dados de 2011 são os mais recentes disponíveis, visto que o processo de registro de óbito é demorado, levando até dois anos para contabilizar todos os casos.
Todos esses números abrem a pergunta: essas mortes acontecem por puro acidente ou são causadas pela falta de consciência?
 De acordo com informações colhidas, 90% dos acidentes são ocasionados por imprudência dos motoristas ou pedestres. Isso implica dizer que as cenas chocantes que são mostradas todos os dias poderiam ser evitadas. E segundo Catarina Nanini, especialista em trânsito da GM, a vida e os sonhos de muitas vítimas poderiam ser mantidos caso o cuidado e prudência fosse um hábito comum daqueles que compõem o trânsito. “O problema é que muitos motoristas tem vícios no dirigir, por exemplo, muitos não usam o cinto de segurança, ao realizarem uma manobra eles não sinalizam com a seta com antecedência. Outro problema também é aquele pessoal que vai passando no vermelho, que vai passando devagar e vai avançando. São falhas que podem resultar em mortes”, ressalta.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]