REGIÃO / Cenário desolador: Rio Itapicuru Mirim agoniza em seu leito


Fonte: www.frnoticias.com
Donos de bares fizeram seus investimentos para melhor atender os frequentadores, porém, nada adiantou.

Um cenário desolador foi encontrado no Balneário do Rio Itapicuru Mirim, em Pedras Altas. O local que já serviu como área de lazer, por outras gerações, que puderam acompanhar o desenvolvimento e aumento de visitantes, além da construção de quiosques que antes serviam como ponto de venda de bebidas, com mesas e cadeiras lotadas, e musicas de todos os gêneros e encontros ecléticos, hoje se encontra completamente vazio.


 Donos de bares fizeram seus investimentos para melhor atender os frequentadores, porém, nada adiantou. Primeiro por consequência da seca o banho teria sido proibido no local.  Carros pipas do Exército encontraram ali uma forma de sustentar hidricamente famílias carentes da região, e o “poço foi secando”, transformando-se em uma paisagem desértica. 
Apesar das poucas chuvas dos últimos dias, o nível da barragem aumentou para 34%, mesmo assim, a pequena represa dos quiosques não recebeu água.

  

Quem não já viu a área transbordando, vindo da barragem represando frente aos quiosques, até formar uma pequena cachoeira? Agora já se pode pisar em terra firme, o que antes muitos tinham medo de um simples mergulho por conta da profundidade, agora completamente abandonado e um dos bares com placa de venda, a esperança é de melhoras para os próximos dias, que o local volte a ser frequentado como nos velhos tempos, onde famílias inteiras se deslocavam a fim de aproveitar o banho e o sol. 
Com as comportas fechadas, o leito do rio está secando. Informações dão conta que uma válvula que abre as comportas foi danificada  durante protestos, e a Cerb ainda  não concertou o equipamento.


 Outro problema que aflige a população, tem sido a preocupação com a qualidade da água do rio, já que no dia 16 de Setembro, foi encontrado um cavalo morto dentro da barragem, que é a principal fonte de abastecimento de água da região. Valdik, presidente da AMEPAM - Associação do Movimento Emancipalista de Pedras Altas do Mirim - registrou o cavalo já em estado de decomposição. “São vários animais soltos nesse espaço da Barragem, de responsabilidade da CERB, que por sinal proíbe o abastecimento de carros pipa no local onde o animal foi encontrado morto. Era para ser uma área totalmente isolada e vigiada pelos funcionários da CERB, mas as mortes desses animais na Bacia da Barragem, são vistas como descaso total por parte da empresa” informou Valdik “.
Com relação a seca, moradores e comerciantes clamam por chuva e uma solução por parte da Embasa, para que o rio não desapareça e volte a ser a alegria do povo de Pedras Altas.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]