BAHIA/ Tropas da Força Nacional chegam ao Sul da Bahia neste domingo

Gilvan Martins/Blog do Pimenta
Ministro também determinou o reforço da Polícia Federal na área de conflito
Tropas da Força Nacional de Segurança devem começar a chegar a partir deste domingo (18) a região de Buerarema, a 451 quilômetros de Salvador, no sul da Bahia. A pedido do governador Jaques Wagner, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também determinou o reforço da Polícia Federal na área de conflito. 
 Durante a semana, produtores rurais protestaram, reivindicando a devolução de terras que teriam sido invadidas por indígenas. Nas manifestações, carros foram incendiados e equipamentos públicos depredados. Cerca de 300 índios tupinambás participam da ocupação de fazendas na região.
 Nesta sexta-feira, a manifestação teve início de forma pacífica na praça principal da cidade. De lá, os manifestantes seguiram até a BR-101 e bloquearam o fluxo de veículos na região por 10 horas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou intervir para liberar a pista. O protesto provocou um congestionamento de 10 quilômetros. 
 A PRF, no entanto, não conseguiu impedir a queima de quatro veículos oficiais que tentaram romper a barreira. Um deles era um carro da Secretaria de Saúde do município de Pau Brasil que transportava dois índios pataxós e duas crianças, de 8 e 10 anos. 
 Em Buerarema, os manifestantes ainda depredaram uma agência do Banco do Brasil e saquearam uma loja da Cesta do Povo. O protesto foi organizado por produtores rurais das regiões de Buerarema e Una, que têm sido expulsos de suas fazendas por cerca de 300 homens que dizem ser indígenas da etnia tupinambá. De acordo com a Polícia Militar, mais de 25 propriedades já foram invadidas e, em alguns casos, houve até mesmo agressão contra trabalhadores e os donos dos imóveis.

Fonte: Correio
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]