Adab emite alerta fitossanitário do primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja no Oeste da Bahia

"Recomendação aos produtores é de manutenção e adoção de estratégias para o controle da praga", diz especialista

Adab emite alerta fitossanitário do primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja no Oeste da Bahia
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) emitiu alerta fitossanitário aos sojicultores e técnicos de confirmação da ocorrência do primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, na região Oeste da Bahia, relacionado ao calendário agrícola 2024/2025.

A confirmação ocorreu no último dia 10, após análise do material coletado realizada no laboratório da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano, localizado no município de Luís Eduardo Magalhães.

Apesar da ocorrência em baixa pressão e de forma tardia na região, a recomendação aos produtores é de manutenção dos tratos culturais e adoção de estratégias de manejo para a prevenção e controle da praga”, frisa o diretor geral da Adab e engenheiro agrônomo, Paulo Sérgio Luz.

A praga é uma das mais severas que incidem na cultura da soja, com danos que variam de 10% a 90% nas diversas regiões geográficas onde foi relatada. “Ela é extremamente agressiva, de fácil adaptabilidade, alta resistência e facilidade na dispersão dos seus esporos por meio do vento”, explica o diretor de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), Vinícios Videira.

Ainda segundo ele, o nível de dano depende do momento em que o fungo incidiu sobre a planta, além das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação e dispersão, bem como da resistência, tolerância e ciclo do cultivar utilizada pelo sojicultor. “Na ausência de controle, as lavouras podem sofrer redução de até 90%”, adverte.

Vale ressaltar que as condições favoráveis à infecção consistem na presença de água livre sobre superfície da folha, sendo necessário no mínimo seis horas e temperaturas variando entre 15 °C e 28° C. Os sintomas podem aparecer em qualquer estádio de desenvolvimento em cotilédones, folhas e hastes.

É preciso cumprir o vazio sanitário, uma das principais medidas fitossanitárias adotadas pelos sojicultores para impedir a ocorrência da ferrugem asiática no estado. Desta forma, combatemos a disseminação da praga, durante a entressafra, mediante a redução das condições favoráveis à sobrevivência do fungo, atrasando a sua ocorrência”, conclui Videira.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) executa o Projeto de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja e aplia sua atuação numa parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) que também possui o Programa Fitossanitário da Soja.

Por: bahiaba
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]